Antonov 225: pouso, operação e decolagem do gigante foram gravados em detalhes

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Vídeo Operação Antonov AN-225 Montréal Mirabel
Cenas do vídeo da operação – Imagem: Mark Brandon / Youtube

A operação do maior avião comercial do mundo, o Antonov AN-225, em uma de suas recentes passagens pelo Canadá, foi acompanhada e gravada em detalhes, mostrando tudo que ocorre desde o pouso até a decolagem. Veja a seguir o vídeo, e abaixo dele, outros detalhes da operação.

No vídeo acima, é possível ver não apenas como funciona o longo processo de desembarque do gigantesco volume de cargas do grande jato de 6 motores, mas também detalhes de seu interior e de seu cockpit em um tour pelo cargueiro ucraniano, que é o único do modelo AN-225 já construído no mundo.

A filmagem foi feita na terceira passagem do jato pelo Aeroporto Internacional Montréal-Mirabel. O 225 tem sido usado intensivamente em meio à pandemia de Covid-19 para levar suprimentos médicos entre a China e o Canadá.

Para você ter ideia do que significa dizer que seu volume interno é gigantesco, essa operação no Canadá levou um total de 10 mil caixas, demorando nada menos do que 11 longas horas para descarregar a carga em 10 carretas.

Interessante notar no vídeo que o Antonov AN-225 fica com a fuselagem bastante próxima do solo, pois possui um sistema no qual seu trem de pouso dianteiro é abaixado e uma plataforma própria da aeronave é estendida para fora do nariz aberto, facilitando a saída e a entrada da carga, algo muito útil quando ele transporta itens grandes e pesados.

Além da filmagem que você viu no começo desta matéria, temos aqui diversas outras curiosidades e vídeos desse singular avião gigante produzido na época da União Soviética. Você pode conferir tudo nas matérias abaixo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Airbus A330 sai da pista no pouso e falta de proficiência...

0
O piloto buscou direcionar o A330 para a linha central da pista aplicando o pedal direito, mas o trem de pouso esquerdo saiu para a grama.