Antonov AN-124 declara emergência e retorna instantes após decolar de Anchorage

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um grande avião cargueiro Antonov AN-124 precisou retornar ao aeroporto de partida no Alasca, na manhã dessa quarta-feira (06), em função de uma emergência instantes após a decolagem.

Avião Antonov An-124 Volga
Antonov AN-124 da Volga Dnepr

A aeronave envolvida foi o AN-124 registrado sob a matrícula RA-82043, da companhia aérea russa Volga Dnepr, quando estava iniciando o voo de número VI-3175 de Anchorage, Alasca (EUA), para Khabarovsk (Rússia).

Segundo informações do The Aviation Herald, o cargueiro de quatro motores estava com 13 tripulantes a bordo, e havia acabado de decolar da pista 15 do aeroporto Ted Stevens quando a tripulação relatou a falha da aeronave. O motor nº 1, localizado na posição externa da asa esquerda, modelo D-18T, apresentou problemas e a tripulação solicitou retornar a Anchorage.

Dados do FlightRadar24 mostram que a aeronave manteve altitude de 2.000 pés enquanto recebia instruções do controlador de voo para o retorno.

FlightRadar24 Voo Emergência Antonov AN-124 Anchorage
O AN-124 retornando para Anchorage na emergência – Imagem: FlightRadar24

Ao entrar em contato com o controlador de voo do setor de partida, também segundo o The Aviation Herald, a tripulação destacou novamente que estava com problemas, dessa vez declarando “Mayday Mayday Mayday” (chamada de rádio que alerta para um risco iminente de acidente) e relatando que eles tiveram um incêndio, mas que já estava extinto naquele momento.

O controlador de voo perguntou se o incêndio era relacionado ao problema no motor, e a tripulação confirmou. A aeronave foi orientada para um pouso na pista 07R do aeroporto Ted Stevens, onde pousou com segurança cerca de 12 minutos após a partida.

FlightRadar24 Voo Emergência Antonov AN-124 Anchorage
O Antonov pousando de volta no Ted Stevens – Imagem: FlightRadar24

FlightRadar24 Voo Emergência Antonov AN-124 Anchorage
Taxiando de volta ao ponto de partida no aeroporto – Imagem: FlightRadar24

Apesar da situação de emergência, o problema parece não ter sido grave a ponto, por exemplo, de uma necessidade de troca de motor, uma vez que o Antonov decolou novamente na manhã dessa quinta-feira, menos de 24 horas após a ocorrência. Ele está em voo no momento da publicação dessa matéria, conforme você pode acompanhar no FlightRadar24 neste link. A previsão de pouso em Khabarovsk é para as 11:00 (horário de Brasília).

O Antonov AN-124 é o segundo maior avião do mundo em termos de capacidade de transporte de carga, tendo sido bastante usado nesse momento diferenciado da economia mundial em consequência da pandemia. Veja mais detalhes na matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pilotos da Força Aérea Brasileira falam do amor à profissão e...

0
Alberto Santos-Dumont, Eduardo Gomes, Casimiro Montenegro e Nero Moura foram alguns dos que edificaram a história da Força Aérea Brasileira