Antonov AN-2 cai logo após decolar e Rússia abre investigação criminal

Um avião comercial Antonov AN-2 caiu hoje, 20 de fevereiro, pouco depois da decolagem em um aeroporto russo e as autoridades do país já anunciaram o início de um processo de investigação criminal.

Segundo declarou nessa quinta-feira a Direção de Investigação de Transporte do Extremo Oriente da Rússia, foi aberto um processo criminal com base no pouso forçado da aeronave AN-2 com base em um crime nos termos da Parte 1 do art. 263 do Código Penal (violação das regras de segurança para operação e movimentação da aeronave).

Segundo os investigadores, nesse dia 20 de fevereiro de 2020, às 10h45 (horário local), o avião AN-2, decolando do aeroporto de Magadan, fez um pouso forçado não muito longe da pista.

Avião Antonov An-2
Antonov AN-2, modelo igual ao acidentado

A bordo da aeronave registrada sob a matrícula RA-40642 estavam 12 passageiros e 2 tripulantes. O avião fazia voos charters levando trabalhadores em turnos para Seymchan, na região de Magadan.

Acidente Antonov AN-2
Imagem: Direção de Investigação da Rússia

Entre os 14 que estavam a bordo da aeronave, 13 foram levados a instituições médicas, onde receberam os cuidados necessários, mas não houve fatalidades, segundo a Direção de Investigação.

No caso criminal, foi criado um grupo de investigadores operacionais e forenses, que conduzem ações urgentes de investigação. A investigação criminal é realizada sob o controle pessoal do chefe do departamento de investigação.

Atualmente, a investigação está considerando duas versões principais do que aconteceu: mau funcionamento técnico da aeronave e violação das regras de pilotagem.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias