Antonov completa 1ª fuselagem do An-178-100P, concorrente do Embraer KC-390

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Antonov Company

Na última quinta-feira, 20 de maio, a Antonov Company finalizou a montagem da fuselagem do primeiro An-178-100P, nova versão avançada do An-178 e um possível concorrente do brasileiro Embraer KC-390.

Concluída pelo grupo ucraniano Ukroboronprom, que controla a Antonov State Enterprise, a fuselagem em questão faz parte da primeira de uma encomenda de três aeronaves que terão como destino a Força Aérea Ucraniana.

Segundo um comunicado da Antonov Company, as asas, cauda e detalhes da fuselagem do AN-178 são construídas nas instalações de produção da empresa e a conclusão da montagem da fuselagem está prevista para o final de 2021.

Imagem: Antonov Company

Conforme o site Key.Aero, o contrato próprio para a fabricação de três aeronaves para a Força Aérea Ucraniana foi assinado em 29 de dezembro de 2020 e vem para uma possível substituição da frota dos antigos e obsoletos Antonov An-26, que foram construídos na época da união soviética e têm se envolvido nos últimos tempos em inúmeros acidentes.

Dos acidentes ocorridos com o An-26, dois deles aconteceram em 2020, quando em 26 de junho um Antonov, durante testes de manutenção em Kiev, acabou se acidentando. O outro, mais grave, foi noticiado aqui no Aeroin, em setembro do ano passado, mostrando imagens da aeronave que caiu em uma rodovia na Ucrânia, vitimando 26 militares.

Concorrência

A aeronave é considerada uma concorrente do brasileiro Embraer KC-390, tendo sido projetada para entregar pessoal e equipamentos leves, material de transporte, correio e outras cargas. Em situações de emergência, pode ser usado para evacuar a população de zona do desastre, transportar feridos, equipes de resgate terrestre e muito mais.

A aeronave, que foi anunciada em 2010 e lançada 5 anos após, será equipada com dois motores turbofan Progress D-436-148FM, que lhe darão uma velocidade de cruzeiro de 800 km/h, podendo alcançar 4.000 km com 10 toneladas de transporte.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias