Início Indústria Aeronáutica Antonov divulga novidade que ela mesma havia dito não ser verdadeira

Antonov divulga novidade que ela mesma havia dito não ser verdadeira

Antonov AN-74 – Imagem: Dmitry A. Mottl / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A Antonov Company, mundialmente conhecida como projetista de aeronaves polivalentes para transporte, como os enormes AN-124 Ruslan e AN-225 Mriya, anuncia oficialmente que está interessada no desenvolvimento de projetos internacionais na área de criação de aviões dessa finalidade, incluindo aqueles em parceria com empresas canadenses.

O anúncio publicado na última sexta-feira, 30 de julho, chama atenção depois que, duas semanas antes, a própria fabricante ucraniana havia alertado as mídias ao redor do mundo de que não eram verdadeiras as informações divulgadas por um portal canadense sobre movimentações da Antonov para uma parceria no país da América do Norte.

No dia 14 de julho, após o portal Le Devoir ganhar repercussão ao publicar a descoberta dos planos, a fabricante declarava que “a informação publicada no jornal Le Devoir no artigo “Gigante ucraniana Antonov quer pousar no Quebec” não é verdadeira”. Na mesma nota, ela ainda “gentilmente pedia que os meios de comunicação de massa não compartilhassem essa informação”.

Agora, com a publicação do dia 14 de julho já excluída de suas mídias sociais, a Antonov Company declara no comunicado do dia 30 que, até o momento, conduziu negociações anteriores com a parte canadense e discutiu possíveis direções de cooperação futura no programa de desenvolvimento de um novo avião baseado na modernização profunda da aeronave multiuso AN-74TK-200.

A Antonov apresentou propostas sobre este programa ucraniano-canadense para a Ukroboronprom SC e o Ministério de Indústrias Estratégicas da Ucrânia. Essas propostas foram mencionadas no MoU (Memorando de Entendimento) em relação à cooperação no campo da segurança estratégica, defesa, aeroespacial e munições assinado entre a Canadian Commercial Corporation e a SC Ukroboronprom em 1º de junho de 2021.

“A ANTONOV COMPANY está preparada para o desenvolvimento detalhado do projeto com base nos requisitos técnicos de um novo avião que devem ser fornecidos pela parte canadense. A conclusão do acordo intergovernamental entre o Gabinete de Ministros da Ucrânia e o Governo do Quebec deve dar início ao desenvolvimento deste projeto”, declara a fabricante, confirmando as informações publicadas pelo portal canadense.

Sair da versão mobile