Início Empresas Aéreas

Antonov explica por que um de seus aviões An-124 foi até a Argentina

Imagem: Antonov Airlines

A companhia aérea Antonov Airlines, referência mundial no transporte aéreo de cargas aéreas de grandes dimensões e superpesadas, explica nesta quinta-feira, 5 de agosto, qual foi o motivo de ter voado um de seus aviões An-124 Ruslan, o segundo maior modelo do mundo em capacidade de carga, até a Argentina.

Como vimos há duas semanas, a grande aeronave efetuou uma parada técnica no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), durante seu voo até Comodoro Rivadavia, na Argentina. Depois, na volta, fez mais uma escala no Brasil, dessa vez no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Segundo a Antonov, o Ruslan transportou 40 toneladas de equipamentos de mineração de Vatry, na França, para Comodoro Rivadavia, para cumprir um prazo estrito e garantir a continuidade de operações de mineração.

Embora o peso total era muito inferior à capacidade de muitos dos aviões cargueiros comuns, as seções superdimensionadas da encomenda, que incluíam um grande cabeçote de moagem semi-autógena (SAG), fizeram com que apenas um An-124, com sua singular capacidade de embarcar cargas enormes ou de alto peso concentrado, fosse capaz de cumprir a missão.

Imagem: Antonov Airlines

Imagem: Antonov Airlines

A encomenda foi dividida em quatro seções, que foram transportadas no AN-124-100 fretado pela Dynami Aviation.

“O frete aéreo era a única forma de transportar com segurança este equipamento de mineração e permanecer dentro do prazo do cliente para limitar quaisquer impactos nas operações de mineração”, disse Jérémy Sigaul, Gerente de Operações da Dynami.

O AN-124-100 da Antonov Airlines foi escolhido para este projeto devido à sua capacidade de acomodar mais de 700 metros cúbicos de carga com formato incomum.

“As quatro cargas foram carregadas e descarregadas com os guindastes a bordo do AN-124-100 e serão utilizadas na criação de novos túneis em uma mina próxima a Comodoro Rivadavia”, disse Olha Danylova, Executivo Comercial da companhia aérea.

Imagem: Antonov Airlines

Imagem: Antonov Airlines

A viagem da carga durou dois dias, parando na Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde houve descanso da tripulação e reabastecimento, e depois em Viracopos.

A companhia ucraniana especialista em frete aéreo de carga viu um aumento nos afretamentos para projetos de mineração em 2021, concluindo três voos de equipamentos pesando 370 toneladas da Austrália para o Brasil em março, e dois voos com 216 toneladas da Turquia para Burkina Faso e Libéria em abril.

Relembre, clicando aqui ou no título logo abaixo, como foi essa enorme operação especial de volta ao mundo para trazer os equipamentos ao Brasil:

Informações da Antonov Airlines

Sair da versão mobile