Antonov transporta 5 helicópteros Black Hawk dentro de um único avião AN-124

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Em mais uma demonstração da exclusiva capacidade de transporte de cargas volumosas, característica dos grandes aviões projetados na época da União Soviética, a Antonov Airlines utilizou um de seus AN-124 Ruslan para levar cinco helicópteros em um único voo.

Os helicópteros juntos ao AN-124 – Imagem: Divulgação Antonov

Estes são os primeiros cinco helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawk de um lote de 16 novos a serem entregues às Filipinas, segundo informações do Departamento de Defesa Nacional (DND) do país.

Os helicópteros foram todos carregados a bordo de um único Antonov AN-124 na Polônia no último dia 7 de novembro e descarregados na Base Aérea de Clark, nas Filipinas, na segunda-feira, 9 de novembro. Houve uma parada para reabastecimento no Kuwait.

Uma sexta unidade dos Black Hawks deve chegar às Filipinas em dezembro a bordo de um navio, já que não foi possível acomodá-lo junto aos outros cinco no avião, informou o DND. As outras 10 unidades da encomenda devem ser entregues no primeiro trimestre de 2021.

Os helicópteros fazem parte do projeto de aquisição de helicópteros utilitários de combate da Força Aérea Filipina (PAF) no valor de 12,1 bilhões de dólares. Os Black Hawks foram adquiridos por meio de uma transação de governo para governo.

Os helicópteros, disse o DND, “irão aumentar muito a capacidade das Forças Armadas das Filipinas de realizar várias operações, incluindo missões de combate, assistência humanitária e resposta a desastres”.

O negócio de aquisição dos Black Hawks substituiu um contrato de 16 helicópteros Bell 412EP do Canadá, depois que o governo canadense ordenou uma revisão da finalidade para a qual a aeronave seria usada, para ofensivas militares ou missões de transporte.

Os Black Hawks que estão sendo entregues foram construídos pela PZL Mielec, uma subsidiária polonesa da empresa de defesa americana Lockheed Martin.

Com informações do Departamento de Defesa Nacional das Filipinas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias