Início Controle de Espaço Aéreo Ao cruzar fronteira da Venezuela vindo ao Brasil, avião da LATAM volta...

Ao cruzar fronteira da Venezuela vindo ao Brasil, avião da LATAM volta e depois desvia do país

Uma curiosa situação com um voo internacional da LATAM aconteceu na tarde deste domingo, dia 10 de outubro, enquanto a aeronave voa dos Estados Unidos até o Brasil no momento da publicação desta matéria.

O avião registrado sob a matrícula PT-MUF, um Boeing 777-300ER de transporte de passageiros, mas que tem sido usado para transportar cargas durante a crise do mercado de viagens aéreas, partiu de Houston, nos Estados Unidos, durante a manhã, por volta das 10h40 do horário local, para uma rota direta até o Brasil.

O voo cargueiro de número LA9555 tem como destino o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com previsão de pouso às 22h05 deste domingo, segundo a programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Boeing 777-300ER da LATAM, semelhante ao do voo

No entanto, durante seu trajeto, a estranha situação se fez presente. Após cerca de 3 horas e meia desde a decolagem, ao entrar no espaço aéreo da Venezuela a 35 mil pés (cerca de 10,7 quilômetros) de altitude chegando do espaço aéreo da Colômbia, o Boeing 777 iniciou uma curva em entrou em procedimento de órbitas de espera sobre a fronteira dos dois países.

O Boeing 777 no rumo oeste, afastando-se da Venezuela – Imagem: RadarBox

Então, após cerca de 15 minutos voando na posição, ao invés de continuar no rumo sudeste em direção ao Brasil, os pilotos passaram a levar o grande avião bimotor no sentido oeste, afastando-se dos limites territoriais da Venezuela.

Daí em diante, o voo passou a voar apenas sobre a Colômbia, contornando o país até poder aproar o Brasil sem voltar a utilizar o espaço aéreo da Venezuela.

A situação torna-se ainda mais estranha ao se observar que poucas horas antes, no meio da tarde deste mesmo domingo, outro voo cargueiro da companhia, este efetuado por um Boeing 767-300F (PR-ABB) da divisão cargueira brasileira do grupo LATAM, a ABSA Cargo, partiu de Miami, nos Estados Unidos, e pousou em Manaus, no Amazonas, cruzando em linha reta todo o espaço aéreo da Venezuela.

O Boeing 767 da ABSA cruzando a Venezuela durante a tarde – Imagem: RadarBox

Apesar de o Boeing 767 ter cruzado o país, tem sido comum ver diversos outros voos que passam pela região da Venezuela fazendo desvios pelos países vizinhos, tornando ainda mais curiosa a situação.

Até o momento, não temos informações sobre o que motivou o desvio do Boeing 777. Entramos em contato com a companhia aérea para entendermos melhor o que aconteceu, e traremos atualizações conforme o posicionamento da LATAM.

Atualização: em nota ao AEROIN, a companhia apenas informa: “A LATAM confirma que o voo LA9555 fez o desvio da Venezuela neste domingo (10) por questões operacionais.”

Sair da versão mobile