Início Empresas Aéreas Ao escolher a mesma da GOL Linhas Aéreas, JAL também se volta...

Ao escolher a mesma da GOL Linhas Aéreas, JAL também se volta às aeronaves elétricas

Aeronave VA-X4 – Imagem: Vertical / Avolon

A Avolon, empresa internacional de leasing de aeronaves, e a Japan Airlines (JAL), anunciam uma parceria para operação de aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL) de emissão zero no Japão.

A Avolon, por meio de sua afiliada de investimento e inovação Avolon-e, formou uma parceria estratégica com a JAL para identificar e direcionar parceiros e clientes locais, requisitos de infraestrutura, certificação e uma gama de modelos comerciais para apresentar um dos primeiros negócios de compartilhamento de passeio eVTOL do mundo no Japão.

Por meio desta parceria, a JAL terá o direito de comprar ou arrendar até 50 aeronaves eVTOL VA-X4, fabricadas pela Vertical Aerospace e reservadas pela Avolon, com opção de compra ou arrendamento de até 50 unidades adicionais. O modelo é o mesmo recentemente escolhido pela brasileira GOL Linhas Aéreas.

Imagem: Avolon

Dómhnal Slattery, CEO da Avolon, comentou: “Continuamos a identificar parceiros que compartilham a mesma visão para revolucionar as viagens aéreas por meio de aeronaves eVTOL de emissão zero e moldar o futuro das viagens. Esta última parceria de longo prazo com a JAL nos alinha com uma das principais companhias aéreas do Japão em sua jornada rumo à sustentabilidade e à descarbonização do transporte aéreo. O VA-X4 será certificado pelos rigorosos regulamentos de segurança da EASA. Acreditamos que a experiência de várias décadas da JAL será inestimável, pois a Vertical busca a validação do certificado de tipo com o Japan Civil Aviation Bureau, demonstrando que o VA-X4 será um eVTOL global, sem restrições de fronteiras.”

Tomohiro Nishihata, Diretor Executivo da Japan Airlines, comentou: “O anúncio de hoje representa um passo importante para a implementação social do Táxi Aéreo na Osaka Kansai EXPO em 2025. Nossa parceria com a Avolon mostra o caminho para alcançar a revolução da Mobilidade Aérea no Japão. A introdução do VA-X4 também contribuirá para reduzir nosso impacto ambiental e acreditamos fundamentalmente que a sustentabilidade será o motor do crescimento futuro em nossos negócios e região. Esperamos colaborar de perto com a Avolon e a Vertical no roteiro para a certificação do VA-X4 com o Japan Civil Aviation Bureau.”

Stephen Fitzpatrick, CEO da Vertical, finalizou: “O VA-X4 transformará a forma como viajamos. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Avolon e nosso mais novo parceiro, Japan Airlines, ao trazermos aeronaves de emissão zero para o mercado japonês. A experiência da JAL fortalecerá o roteiro de certificação no Japão, demonstrando nossa visão global à medida que tornamos os eVTOLs uma realidade.”

Com informações da Avolon

Sair da versão mobile