Ao que tudo indica, esse Boeing 787 de cores exóticas sairá do papel

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após muitas idas e vindas, o executivo de Gana concedeu a aprovação para o estabelecimento de uma nova companhia aérea com participação de um parceiro estratégico, informou o Modern Ghana, citando uma fala do presidente Nana Akufo-Addo. Ao proferir um discurso em 9 de março de 2021, o mandatário confirmou o projeto, mas não deu mais detalhes.

No ano passado, o governo anunciou um Memorando de Entendimento (MoU) com a EgyptAir sobre o estabelecimento de uma nova companhia aérea nacional. A EgyptAir confirmou que concordou em investir um montante inicial de US$ 100 milhões na nova companhia aérea nacional de Gana e fornecer inicialmente quatro aeronaves. A transportadora egípcia teria supostamente obtido uma participação de 70% na iniciante ganense.

Em novembro de 2019, Gana e Boeing assinaram um Memorando de Entendimento para três Boeing 787-9. Na época, o ministro da aviação de Gana, Joseph Kofi Adda, disse que a transportadora estabeleceria o Aeroporto Internacional de Acra como um centro estratégico que serviria cidades na África Ocidental, bem como na Europa, América do Norte e Ásia. Um conceito de pintura chegou até a ser revelado na época.

A localização de Gana é considerada estratégica como um centro aéreo regional para a África Ocidental. O Aeroporto Internacional de Acra foi reformado e ampliado para incluir um novo terminal. Outros aeroportos do país também estão sendo modernizados ou construídos.

Gana não tem uma companhia aérea de bandeira desde 2010, quando a Ghana International Airlines entrou em colapso. A antiga empresa nacional operou serviços regulares e fretados de passageiros e carga e era propriedade do governo (70%) e do consórcio americano GIA-USA (30%). 

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Entenda por que este pequeno Falcon entrou atrás de um grande...

0
Uma aeronave menor sobe rapidamente à vista, assumindo posição logo atrás do A350, conforme o jato comercial maior se movimenta no céu.