Apenas 1 voo da British decolou de Londres ontem; greve continua hoje

A British Airways foi atingida com bastante força por sua greve piloto ontem. De fato, excluindo as operações de wet-lease (efetuadas por avião e tripulação arrendados de outra empresa), a companhia aérea operou apenas um voo partindo de Londres.

Avião Boeing 747 British Airways

Normalmente, uma aeronave da British Airways decola ou aterrissa em algum lugar do mundo a cada 90 segundos. Mas ontem, às 21:30 horário de Londres), havia apenas quatro voos da British Airways no céu. Eram eles dois voos com aeronaves em wet-lease, além do BA7 indo para Tóquio e do BA16 chegando de Cingapura. Os serviços da City Flyer, a divisão regional da British, não são afetados pela greve.

O voo BA7, de Londres para Tóquio, foi o único voo operado por tripulação da própria companhia a partir de Londres ontem. A aeronave partiu de Heathrow às 11:56, 16 minutos após o horário de partida previsto para as 11:40.

FlightRadar24 Voo British Airways BA7
Voo BA7 sendo realizado na data de ontem – Imagem: FlighRadar24

A British Airways também operou alguns voos de wet-lease ontem, mas não como consequência da greve. Um Airbus A330 da Evelop voou entre Londres Gatwick e o aeroporto JFK de Nova York, mas a British Airways já a utiliza desde 29 de agosto nesta rota.

A história é a mesma do Airbus A340 da Air Belgium, que voou de Londres Heathrow para o Cairo. A aeronave cobre o voo do Cairo desde 18 de agosto, antes da BALPA anunciar as datas da greve no dia 23 de agosto. A aeronave foi alugada para ajudar a lidar com os problemas do Boeing 787, já que a British Airways ainda está com alguns Boeing 787 suspensos após os problemas do motor Trent 1000.

Para hoje, a British publicou em seu site um comunicado idêntico ao de segunda-feira, no qual anuncia o cancelamento de quase 100% dos voos, especialmente nos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick.

Como na véspera, quase 850 voos devem ficar no chão, o que afeta mais de 100.000 passageiros. No momento da publicação desta matéria, o FlightRadar24 mostra apenas 2 voos no ar, o BA132 e o BA9170, conforme você pode observar na imagem a seguir.

FlightRadar24 British Flights

Se a greve de segunda-feira e terça-feira não alcançar os objetivos, os pilotos pretendem organizar um terceiro dia de paralisação em 27 de setembro. Quase 93% dos 4000 pilotos membros do sindicato BALPA votaram a favor da greve.

Com informações do Simple Flying.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.