Início Aeroportos Após 20 anos de espera, obras começam no Aeroporto de Passo Fundo...

Após 20 anos de espera, obras começam no Aeroporto de Passo Fundo (RS)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, publicou um tuíte nessa semana em que confirma o início das obras no Aeroporto Regional de Passo Fundo/RS (Lauro Kurtz). Os investimentos serão de R$ 45 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil – FNAC, com contrapartida do estado de cerca de 3% desse valor.

Com isso, os moradores da região de Passo Fundo começaram a vislumbrar a concretização de uma demanda antiga. A ampliação e modernização do aeroporto, aguardada há mais de 20 anos.

A ampliação da aviação regional tem sido pauta do governo do Estado. Em julho de 2019, o Decreto 54.685 alterou o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) e reduziu a base de cálculo na compra de querosene de aviação no RS a contar de 1° de janeiro deste ano. O texto permite que a alíquota do combustível caia a até 2%, dependendo da quantidade de rotas ofertadas, da disponibilidade de assentos e da frequência de voos.

As melhorias

Entre as melhorias no aeroporto estão a reconstrução da pista de pouso e decolagem, implantação de faixas de pista e áreas de segurança nas cabeceiras, novo sistema de drenagem, nova taxiway, novo pátio de aeronaves, novo terminal de passageiros e edificações acessórias com mais de 2.000 m². Também estão no projeto a construção de estacionamento de veículos e via de acesso, novo sistema de balizamento luminoso, equipamentos e auxílios à navegação aérea.

Com as obras, a estimativa é que o terminal atenda a cerca de 300 mil passageiros por ano, até 2030, com possibilidade de operação de aeronaves de grande porte. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) tem, hoje, uma carteira de empreendimentos na aviação regional que totaliza intervenções e entregas em quase 100 aeroportos. O investimento total realizado soma R$ 1,5 bilhão.

“Essa é a obra que pode transformar a região, trazendo mais desenvolvimento e mais emprego. Agradeço a todos que contribuíram para que a obra seja iniciada”, disse o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.

O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também esteve presente no aeroporto e falou do projeto em vídeo postado no Twitter.

Sair da versão mobile