Após 3 anos desde a entrega, mais um enorme Jumbo VIP do Catar está pronto

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Notícias que circularam pelo mercado mundial de aviação civil em julho deste ano chamaram a atenção ao revelar que a Qatar Amiri Flight, a empresa aérea VIP do governo do Catar, estava com um de seus Boeings 747-8I disponível para venda no mercado. Agora, parece fazer sentido o motivo da opção por se desfazer do grande e luxuoso Jumbo Jet.

Interior de um dos 747-8I VIP do Catar

A companhia tem alguns modelos de aviões de diferentes tamanhos em sua frota e opera fretamentos em todo o mundo sob demanda, mas atendendo exclusivamente à família real do Catar e outros funcionários VIP do governo. Sua frota costuma ser pintada com as cores padrão da companhia aérea de bandeira do Catar, a Qatar Airways, mas alguns ostentam outros esquemas de cores.

E parece que os árabes gostam muito do famoso Jumbo da Boeing. Conforme reportamos em 2018, a Qatar Amiri operava naquele momento um 747-8I (a versão mais moderna da família 747) de matrícula VQ-BSK que também havia sido colocado à venda, mas acabou sendo dado de presente ao presidente da Turquia. O jato hoje voa com a pintura turca e com a matrícula TC-TRK:

Avião Boeing 747-8I Turquia
O 747-8I de matrícula TC-TRK – Imagem: N509FZ / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Avião Boeing 747-8I Qatar Amiri Flight
O 747-8I quando voava como VQ-BSK – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O avião dado de presente, entretanto, era só um entre outros na frota catari. A companhia VIP ainda possuía mais dois Jumbos, de matrículas A7-HBJ e A7-HHE, entregues em 2012. Eles permaneceram com pintura branca, segundo registros fotográficos no JetPhotos, até o segundo semestre de 2015, até que, dali em diante, passaram a voar com cores.

O A7-HBJ ganhou uma pintura diferenciada da tradicional faixa larga púrpura do Jumbo anterior do Catar, dessa vez com predominância de faixas na cor cinza, enquanto o A7-HHE ganhou as cores da companhia Qatar Airways.

Avião Boeing 747-8I Qatar Amiri Flight
A7-HBJ – Imagem: Adam Moreira / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Avião Boeing 747-8I Qatar Amiri Flight
A7-HHE – Imagem: John Taggart / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

E exatamente agora que um deles, o A7-HBJ, foi colocado à venda no meio deste ano de 2020, mais um Boeing 747-8I ganhou as cores da Qatar, justificando a retirada de um Jumbo da frota.

O novo avião de matrícula A7-HHF já havia, na verdade, sido entregue pela Boeing à Qatar Amiri no segundo semestre de 2017 completamente branco, conforme vídeo divulgado na época ainda na fábrica da Boeing:

Após a entrega, ele foi transladado até Basel, na fronteira da França com a Suíça. Lá permaneceu até julho deste ano, passando pela transformação interna para instalação de seu luxuoso interior VIP, como já aconteceu antes com outro Jumbos da Amiri, já que a escolha dos árabes foi por comprar a aeronave padrão de passageiros e convertê-la depois, ao invés de já encomendar a versão VIP original da Boeing.

Não há informações que confirmem se o processo de transformação realmente durou os três anos em que o jato permaneceu parado no aeroporto franco-suíço, mas, segundo registros de voo do Skyliner, ele teria partido de Basel para Doha, capital do Catar, no domingo passado, dia 15 de novembro, após sua conversão para aeronave executiva.

Fotos feitas em Basel ainda em agosto, não por coincidência no mesmo momento em que o A7-HBJ era colocado à venda, já mostravam que o A7-HHF também já havia ganhado a pintura da Qatar Airways. Portanto, agora, junto ao A7-HHE, a Qatar Amiri Flight passa a ter um par de Jumbos com a mesma pintura.

Caso queira ver mais imagens do incrível interior destes que são, certamente, alguns dos aviões mais luxuosos do mundo, deixamos aqui o convite para você revê-las ao revisitar a matéria de 2018 sobre a venda do VQ-BSK clicando aqui ou no título logo abaixo. É de encher os olhos!

Com informações do Airfleets e do JetPhotos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias