Início Empresas Aéreas Após atrasos, dois clássicos quadrijatos estão vindo para Recife

Após atrasos, dois clássicos quadrijatos estão vindo para Recife

Após diversos atrasos e um incidente pós-decolagem, finalmente estão a caminho do Recife dois quadrijatos clássicos: um jumbo Boeing 747-200 e um Ilyushin IL-76.

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
Imagem: Giulia Rodrigues / Divulgação ABV

A dupla antagônica pode inclusive compartilhar o pátio do Aeroporto do Recife, já que o IL-76 pode pernoitar no Recife para depois seguir para Calama, no Chile. Já o Jumbo era esperado para a semana passada, mas atrasou após problemas na decolagem do Paquistão e ficou sete dias parado para manutenção. Atualmente, o jato encontra-se sobre a Nigéria após ter decolado de Karachi e parado no Egito.

De matrícula EX-47001, o 747 é um dos 20 ainda em operação da variante -200, que a cada dia é mais rara de ser avistada. Ele é operado pela Aerostan, empresa aérea cuja sede fica no Quirguistão. Trata-se de uma aeronave que ostenta uma pintura com as linhas vermelhas da sua antiga operadora, a Kalitta Air, como se vê na foto abaixo.

Já o IL-76 de matrícula RA-76951 pertence à empresa russa Volga Dnepr, uma das maiores operadoras civis do modelo, que também tinha um outro IL-76 previsto para passar pelo Brasil, via Salvador e Campinas, mas que até agora não deu as caras.

As cargas de ambas as aeronaves, bem como seus contratantes, não foram divulgados.

Boeing 747-222B(SF) | Aerostan | EX-47001
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A