Após cheiro de fumaça ser detectado a bordo, avião da Azul retorna a Campinas

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas

Um incidente de menor risco envolvendo uma das aeronaves da frota da Azul Linhas Aéreas aconteceu na última quarta-feira, dia 5 de maio, acarretando sua volta ao aeroporto de partida, 15 minutos após a decolagem. A ocorrência foi registrada na base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O Embraer ERJ-195, registrado sob a matrícula PR-AXA, realizava o voo regular AD-4540 com 97 passageiros e 5 tripulantes, que partia do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com destino ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Segundo informações da ocorrência no CENIPA, quando já em fase de subida, a aeronave apresentou uma falha no sistema de sangria de ar, indicando “BLEED 1 FAIL” no computador de bordo, acompanhado de um cheiro de fumaça, sentido pela tripulação de cabine.

Os pilotos então começaram a trabalhar nos manuais de referência e seguiram as checklist relacionadas à falha, porém, sem sucesso na resolução, informaram à torre em seguida que iriam retornar ao aeroporto de onde haviam partido.

Sem a necessidade de declarar emergência, o Embraer já sobrevoando próximo à cidade de Mairiporã-SP, a 14.000 pés, retornou a Viracopos, onde realizou um pouso na pista 15, sem nenhuma intercorrência. Os passageiros foram reacomodados em outra aeronave.

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias