Após compra pela Airbus, Bombardier CSeries irá se tornar Airbus A200

A Airbus tem planos para expandir a sua participação no projeto C Series da Bombardier, como reportamos em primeira mão em outubro do ano passado, seguindo uma dica do jornalista Jon Ostrower.




Porém agora os planos estão mais concretos, a fabricante que atualmente possui 50% no projeto após um investimento de mais de $6 bilhões de dólares deverá acabar com a marca CSeries, transformando o nome dos jatos em A210 e A230, respectivamente para o CS100 e CS300.

A série chamada de “A200” é a primeira designação da Airbus fora da série A300 que inclui o A300, A310, A318/19/20/21, A330, A340, A350 e A380. Apesar da nova designação ainda não estar 100% confirmada, é certo que a marca atual será retirada.

Um dos motivos da Airbus ter comprado a CSeries é ter um portifólio maior de aeronaves, podendo oferecer desde jatos regionais de 110 passageiros até 800 passageiros com o gigante A380. Desta maneira oferecendo descontos atrativos para clientes que levarem uma gama maior de aeronaves.

A nova marca dos jatos regionais irá ajudar na inserção do produto no mercado europeu, a mudança definitiva será anunciada após a conclusão final da compra do projeto CSeries, que está sob análise de orgãos reguladores. O anúncio deverá ser feito a tempo da feira de Farnborough, a mais importante do ano e segunda maior do setor, atrás do Paris Air Show – Salão de Le Bourget.

Outro motivo para a designação A200 seria a possibilidade de desenvolver novas versões no futuro, inclusive para competir com o Embraer E175 no mercado americano, que possui 75 assentos e está dentro do permitido de 76 assentos pelo convenção coletiva que rege a aviação regional americana.

Informações pela Bloomberg

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias