Após escândalo dos cães mortos, Canadá impede filhotes em Boeings da UIA

Foto de Anna Zvereva (CC) via Wikimedia Commons

A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) emitiu um comunicado na última segunda-feira, 6 de julho, informando que leva muito a sério seu mandato de proteger o bem-estar animal. A nota da instituição não vem de graça, ela precede um evento sobre o qual falamos no mês passado, em que 38 filhotes de cães chegaram mortos a bordo de um voo da Ukraine International Airlines (UIA).

Em 19 de junho, um Boeing 767-300ER da Ukraine International Airlines, fazendo o voo PS1241 de Kiev para Toronto chegou com muitos animais desidratados ou doentes, além de 38 mortos. Segundo o National Post, o voo levava cerca de 500 filhotes trazidos da Ucrânia para serem vendidos no Canadá.

Na época, a Ukraine International Airlines divulgou um comunicado em sua página no Facebook dizendo que oferece condolências pela “trágica perda de vida animal” em seu voo. “A UIA está trabalhando com as autoridades locais para determinar o que aconteceu e fazer as alterações necessárias para impedir que essa situação ocorra novamente”. Nesse ínterim, a empresa aérea também informou que havia suspendido um dos seus funcionários envolvido no processo, embora não tenha dado detalhes dos motivos.

Atualmente, a UIA utiliza seus Boeing 767 e 777 para voar até o Canadá, assim como para outros destinos internacionais.

CFIA suspende a importação de cães

Nessa semana, após investigação, a CFIA decidiu cancelar as licenças de importação para todos os filhotes comerciais com menos de 8 meses de idade vindos da Ucrânia. Desta forma, desde 6 de julho de 2020, a CFIA não emitirá mais novas licenças para importação de cães filhotes vindos daquele país.

A decisão da CFIA é baseada em descobertas da investigação sobre possíveis falhas no cumprimento dos requisitos de importação, incluindo preocupações com o bem-estar dos animais.

Essas ações permanecerão em vigor até que a CFIA esteja convencida de que as condições de importação e os padrões internacionais de transporte estão em vigor e que os animais viajarão com segurança no futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias