Início Aeroportos Após oito anos, Changi perde posto de melhor aeroporto do mundo no...

Após oito anos, Changi perde posto de melhor aeroporto do mundo no ‘Oscar da Aviação’

Foto: Qatar Airways

O Aeroporto Internacional de Hamad, que serve à cidade Doha, no Catar, foi o grande vencedor na premiação Skytrax World Airport Awards, considerada uma espécie de “Oscar da aviação”. O complexo aeroportuário foi escolhido como “Melhor Aeroporto do Mundo” na categoria de 25 a 35 milhões de passageiros e também como “Melhor Equipe de Aeroportos no Oriente Médio” e “Melhor Aeroporto do Oriente Médio”.

Desde a inauguração, em 2014, o Aeroporto de Hamad tem recebido pesados investimentos que o habilitarão para ser a principal porta de entrada de turistas e jogadores que estarão na Copa do Mundo de Futebol de 2022. Nos últimos meses, o terminal chegou a ultrapassar Dubai em movimentação de passageiros, e se tornou o principal hub do Oriente Médio, resultado de uma eficiente estratégia de gestão da pandemia.

Saguão do Aeroporto Doha-Hamed, em foto antes da pandemia. IMAGEM: Iash16/Wikimedia Commons

A pesquisa mais recente da consultoria ForwardKeys, que tem um dos bancos de dados de reserva de voos mais recentes e abrangentes do mundo, revela que, entre 1º de janeiro e 30 de junho, o volume de bilhetes emitidos para viagens via Doha foi 18% maior do que por meio do terminal do emirado árabe. Hamad ocupava a quinta posição do ranking na premiação 2018/2019 e já subido para terceiro em 2019/2020.

Para o CEO da Skytrax, Edward Plaisted, a postura da administração do aeroporto durante a crise de COVID-19 foi essencial para se destacar na avaliação dos passageiros. “Como os hubs de viagens em todo o mundo foram afetados pela pandemia, o Aeroporto de Hamad não se intimidou com as interrupções globais e continuou com seus planos de expansão, enquanto introduzia padrões adicionais de saúde e segurança nos terminais. Como parceiro oficial do aeroporto para a Copa do Mundo de 2022, desejamos ao Aeroporto Internacional de Hamad todo o sucesso em ajudar a sediar um evento tão importante”, disse o executivo, em nota para a imprensa.

A Skytrax é uma empresa britânica de consultoria de mercado da aviação e que, anualmente, lista os destaques do segmento, como companhia aérea, aeroportos e serviços gerais. A escolha foi feita a partir de pesquisas com passageiros do mundo inteiro entre agosto de 2020 e julho de 2021. O levantamento leva em questão a percepção dos usuários da aviação sobre quesitos como serviços oferecidos pelos aeroportos, infraestrutura, conforto, sinalização, entre outros. 

Outro ângulo do saguão principal. IMAGEM: Arne Müseler/Wikimedia

Pódio

O segundo lugar do ranking ficou com o Aeroporto de Haneda, no Japão. O moderno terminal é o principal da região metropolitana de Tóquio, oficialmente chamado de Tokyo International Airport – Haneda. A colocação é a mesma ocupada no ranking do ano passado.

Bem localizado, o aeroporto japonês é conhecido pelos robôs que atuam na rigorosa limpeza dos saguões e em outros serviços de atendimento ao passageiro. Os terminais são bem iluminados, têm arquitetura arrojada e eficiente controle de temperatura ambiente, além de uma estação de metrô com conexão direta para o centro da cidade estar à disposição dos passageiros.

Terminal 2 do Tokyo International Airport. IMAGEM: toshinori baba/Wikimedia

Em terceiro lugar está o Aeroporto de Singapura – Changi que, depois de oito anos, perde primeira posição entre os melhores do mundo. Mas isso não significa queda na qualidade. Os terminais continuam chamando a atenção pela beleza exuberante, composta por grandes jardins internos, que incluem até a maior cachoeira indoor do mundo e um borboletário coberto.

Sala de Embarque do Changi Airport, em Singapura. IMAGEM: Terence Ong/Wikimedia

Brasil

Nenhum aeroporto brasileiro está entre os 100 melhores do mundo segundo a Skytrax. Nossos aeroportos não se destacam nem mesmo na avaliação regional.

O mais bem colocado no Brasil em relação aos pares internacionais é o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), que está na sexta colocação na lista dos melhores aeroportos da América do Sul. Em seguida está o Aeroporto de Guarulhos-São Paulo (SP), na sétima posição, e o de Recife (PE), na décima. Os demais nem sequer foram listados. O Aeroporto Internacional de Quito, no Equador, levou o prêmio de melhor sul-americano.

Confira os mais bem pontuados no ranking geral.

  1. Aeroporto Internacional de Hamad (HIA)
  2. Aeroporto Haneda de Tóquio (HND)
  3. Aeroporto de Singapura Changi (SIN)
  4. Aeroporto Internacional de Incheon (ICN)
  5. Aeroporto de Tóquio Narita (NRT)
  6. Aeroporto de Munique (MUC)
  7. Aeroporto de Zurique (ZRH)
  8. Aeroporto Heathrow de Londres (LHR)
  9. Aeroporto Internacional de Kansai (KIX)
  10. Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG)
Sair da versão mobile