Após pousar numa ilhazinha do Atlântico, raro Airbus A318 fará voo ao Brasil

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O “baby bus” da empresa britânica especializada em fretamentos Titan Airways fará um voo especial para o Brasil entre essa segunda (4) e a terça-feira. A aeronave Airbus A318 é uma rara visão em território brasileiro, depois que a Avianca Brasil parou de voá-los.

Segundo consta no sistema de registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o pequeno Airbus A318, que carrega uma configuração interna totalmente vip, para apenas 32 passageiros, terá uma rápida passagem no Brasil no começo dessa semana.

A finalidade da visita tem relação com o combate ao novo coronavírus, já que a aeronave tem realizado voos carregando suprimentos médicos nas últimas semanas para variados destinos.

Isso aconteceu em 21 de abril, quando a pequena ilha de Santa Helena, na região sul do Oceano Atlântico, recebeu a aeronave ao mesmo tempo em que presenciou um momento histórico ao ter um Airbus, pela primeira vez, em seu desafiador aeroporto.

Localizada no meio do Oceano Atlântico, a pequena ilha de Santa Helena tem apenas 121 quilômetros quadrados e 6.600 habitantes. O aeroporto local foi inaugurado em junho de 2016 com sua pista contando com “longos” 1.950 metros de comprimento, mas seus fortes ventos e o relevo acidentado tornam a aproximação muito desafiadora.

Que hora ele chega no Brasil

Desta vez, é o Brasil quem receberá o menor membro da família de aviões da Airbus.

O voo de número AWC603 decolou na madrugada desta segunda-feira (4), rumo à Ilha do Sal. De lá, a aeronave segue para a cidade de Recife, onde pousará às 15h, segundo a previsão da ANAC. Após pernoitar, o avião retorna a Londres com a mesma escala em Cabo Verde. A decolagem da capital pernambucana está agendada para as 9h da manhã desta terça-feira.

É possível acompanhar o voo ao vivo pelo FlightRadar24, bastando acessar por esse link e selecionando o voo para o Recife abaixo do mapa.

Hoje em dia, ver um A318 voando no Brasil é algo raro. Além de ter poucas unidades fabricadas, quase todas as que ainda voam estão na Europa. No Brasil, a Avianca chegou a operá-los por um bom tempo antes de aposentá-los e, em seguida, cessar operações.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Esquadrão Guardião incorpora o primeiro avião Embraer E-99 modernizado

0
A primeira aeronave Embraer E-99M modernizada entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta quinta-feira, na Ala 2, em Anápolis (GO).