Após pousar, pilotos e passageiros descobrem que avião voou ao destino errado

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma situação muito inusitada foi registrada na última sexta-feira, 18 de dezembro, quando pilotos e passageiros de um avião descobriram, apenas após o pouso, que haviam voado para o destino errado.

Avião ATR 72 Buddha Air
ATR 72 da Buddha Air – Imagem: Nirajan_pant / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O caso foi registrado no Nepal em um voo do turboélice ATR 72 registrado sob a matrícula 9N-AMY, da companhia aérea Buddha Air, segundo reporta a mídia local do país asiático localizado entre a Índia e a China.

Conforme as informações, um avião da companhia partiria para o voo de número U4-607, de Kathmandu para Pokhara, às 14:25 do horário local. Pouco depois, às 14:45, outro voo, de número U4-505 partiria de Kathmandu para Janakpur.

O ATR de matrícula 9N-AMY havia sido escalado para o voo 607, para Pokhara, mas, por questões meteorológicas, a empresa aérea decidiu alterar a programação e enviá-lo ao voo 505 para Janakpur. Os 69 passageiros de Janakpur foram então embarcados na aeronave.

O problema é que, por uma falha de comunicação, os pilotos não ficaram sabendo da mudança e partiram para o voo 607 rumo a Pokhara, uma cidade na direção totalmente oposta ao destino dos passageiros, porém, com um tempo de voo semelhante.

Assim, tudo pareceu normal até o pouso, já que o tempo do voo não indicava um destino errado. Foi então que os passageiros notaram que chegaram a um aeroporto diferente do que aquele de suas passagens aéreas.

Após a descoberta da confusão gerada na partida de Kathmandu, os passageiros foram finalmente levados da Pokhara para seu destino correto em Janakpur.

Tri Ratna Manandhar, ex-diretor-geral da Autoridade de Aviação Civil do Nepal, disse que este é o segundo incidente desse tipo na história da aviação do Nepal.

“O incidente do Buddha Air aconteceu devido a uma falha de comunicação. Não é parte das falhas de segurança, mas é uma falha grave por parte da administração”, disse Manandhar. “Esses lapsos causam sofrimento aos passageiros. Por outro lado, as companhias aéreas também têm que arcar com as perdas”.

A Autoridade de Aviação Civil disse que iniciará uma investigação formal sobre o incidente. Birendra Bahadur Basnet, diretora da companhia aérea, também disse que formaria um comitê para investigar.

Segundo ela, houve falha de comunicação por parte da equipe de terra desde o início até a decolagem do avião. Os pilotos não consultaram o manifesto de passageiros, mas “A papelada estava correta”, disse Basnet. “Havia condições climáticas também, então os pilotos estavam mais focados em voar.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias