Após sanções, Grécia é a parada para o voo da Qatar com destino ao Brasil.

No dia de hoje começou a valer a proibição de voos da Qatar sobre os espaços aéreos dos Emirados Árabes Unidos, Árabia Saudita, Egito, Líbia e Iêmen. A medida tomada após acusações de terrorismo sobre o Catar afetou diretamente o voo da Qatar Airways para o Brasil, que agora está fazendo escala na Grécia.




O voo Qatar 773 parte diariamente de Doha para Buenos Aires com escala em São Paulo, e sua rota tradicional é cruzar a Arábia Saudita e o continente africano rumando ao Atlântico Sul. Agora com a proibição de sobrevoo da Arábia Saudita e seus vizinhos sobre aviões nacionais do Catar, o voo está fazendo um grande desvio pelo Mar Mediterrâneo, o que adicionou 4 horas na duração do voo e obrigou a companhia a fazer uma escala técnica em Atenas, na Grécia.

Como é possível ver no mapa abaixo, a rota tem um severo desvio. No voo de amanhã (07) também está prevista uma escala em Atenas. O novo horário estimado de chegada em São Paulo mudou de 16h45 para 21h00.

Já no caso do voo de hoje de retorno para Doha, o Qatar 774, não houve necessidade de reabastecimento, provavelmente devido a um dia com menor ocupação e ventos favoráveis na rota. Ainda sim o desvio de quase 3 horas pelo Mediterrâneo foi necessário. Agora o voo 774 chega em Doha às 04h00 ao invés de 01h10. Veja abaixo o mapa com a rota nova com desvio e a rota anterior da decisão dos países vizinhos:

Hoje a Associação Internacional do Transporte Aéreo, a IATA, pediu que os países que fecharam seu espaço aéreo para o Catar cancelassem a ação para não prejudicar mais passageiros. Ainda assim a situação continua a mesma, e alguns sites apontam que continuará assim por algumas semanas pelo menos, ou até meses.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.