Após volta do avião adesivado, outro A330neo é enviado para o Amazonas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após idas e vindas sobre voo do Airbus A330neo da Azul para buscar vacinas da Índia, a aeronave acabou voltando para seu ninho e outro avião foi escalado para Manaus.

O jato A330-900neo de matrícula PR-ANX tinha sido selecionado para ir até Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca-Oxford, e foi inclusive adesivado com uma propaganda do governo federal.

Porém, nada disso ocorreu, já que a Índia teria dito que o governo brasileiro foi precipitado ao preparar um avião para um negócio ainda em negociação, e que daria prioridade à imunização de seus cidadãos antes de exportar a vacina.

Com isto a aeronave ficou ociosa, esperando uma decisão no Aeroporto Internacional do Recife, até que, na noite de sexta-feira, o Ministério da Saúde informou em nota oficial que o jato seria utilizado para levar oxigênio para Manaus, enquanto aguarda uma data para ir para a Ásia, já que “a missão foi reprogramada devido questões diplomáticas entre Brasil e Índia”.

Realmente o jato retornou para Campinas como o governo anunciou, mas foi outra aeronave que decolou neste sábado para Manaus, o A330neo de matrícula PR-ANW, chegando no meio da tarde à capital amazonense.

Trajetória do voo para Manaus com o PR-ANW – FlightRadar24

Por hora não existe uma previsão para que o jato das vacinas seja transladado novamente para o Recife, e de lá siga para Mumbai, escala necessária já que não é possível voar entre São Paulo e a Índia sem escalas neste modelo de aeronave.

Atualização: após a publicação desta matéria, o Airbus A330neo adesivado, PR-ANX, também foi escalado para mais um voo de Campinas até Manaus, tendo decolado às 14:49 (horário de Brasília), segundo dados do FlightRadar24. Você pode acompanhá-lo no radar em tempo real clicando aqui.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias