Aposentado o último avião Convair 580 de passageiro do mundo

Foto: Air Chatams

A companhia aérea neozelandesa Air Chathams aposentou o último avião Convair 580 que ainda voava com passageiros no mundo, a qual também era a aeronave mais antiga ainda em serviço comercial na Nova Zelândia, reporta nosso parceiro Aviacionline.

Os Convairs faziam viagens levando passageiros, frutos do mar e produtos agrícolas entre as ilhas e a porção continental do seu país. O CEO da Air Chathams, Craig Emeny, disse esperar que eles encontrem um museu para exibir a aeronave, que é histórica para a aviação da Nova Zelândia.

Pano de fundo

A Air Chathams é uma pequena empresa neozelandesa, conhecida por conectar os arquipélagos de mesmo nome, e seus mais de 600 habitantes, com o restante do país, cujo ponto mais próximo está a 650 quilômetros de distância. Um voo entre o aeroporto de Tuulum, Chathams e Auckland ou Wellington leva 2 horas.

A frota da Air Chathams é composta por nove aeronaves turboélice de cinco fabricantes diferentes. Tem três Fairchild Metroliners, três Saab 340, um ATR 72-500, um Cessna 206, um Douglas DC-3 – também tinha três Convair 580, agora aposentados.

Desses, o protagonista do momento foi o Convair 580 com o registro ZK-CIB, que no dia 23 de julho fez o último voo comercial, concluindo o plano de retirada da aeronave, iniciado no ano passado. Dois outros Convair 580, o ZK-CIE usado para transportar carga ou passageiros e o ZK-KFL com uma versátil configuração “combi” de carga e passageiros; já haviam sido retirados de operação.

De acordo com o Whanganui Chronicle, a empresa também decidiu não atualizar os sistemas de navegação dos aviões para o programa New Southern Sky, para o qual a aviação da Nova Zelândia estava se movendo, que teria custado meio milhão de dólares e não era justificável.

“É uma aeronave muito, muito difícil de substituir, para ser honesto”, disse Emeny, citando a capacidade da aeronave de fazer longas viagens a destinos remotos graças ao seu motor turboélice.

O Convair 580 e a Air Chathams

Esta última aeronave foi construída em 1956 e começou a servir Chathams em 29 de julho de 1996, voando 13 passageiros e 3 toneladas de carga, retornando no dia seguinte com 5 toneladas de carga e 7 passageiros. Desde então, ele está há 25 anos na empresa.

A Consolidated Vultee Aircraft Corporation, conhecida como Convair, produziu mais de 1.100 aeronaves da família CV-240, incluindo as versões 340, 440, 580 e 640. O Convair 580 é uma conversão do CV-340 ou CV-440, substituindo os motores de pistão e hélices de três pás por dois motores turboélice Allison 501 D13D / H com hélices de quatro pás. Além disso, possui um estabilizador horizontal modificado.

“Há um lugar muito especial para esse avião não só na minha vida e nas vidas das minhas empresas, mas também nas Ilhas Chatham”, enfatizou o Diretor Executivo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ucrânia abate bombardeiro russo supersônico Tupolev Tu-22

0
As Forças de Defesa da Ucrânia abateram pela primeira vez um bombardeiro supersônico da Rússia, do modelo Tupolev Tu-22 Backfire.