Início Indústria Aeronáutica

As aposentadorias de aviões clássicos previstas para 2020

Para a tristeza dos amantes da aviação, este ano será marcado por algumas aposentadorias de diversos aviões clássicos de companhias aéreas grandes e pequenas.

Aviões Clássicos A340
Airbus A340 é um dos que está entrando na fila da aposentadoria

A lista não é pequena e contempla aviões clássicos de todos os tipos e empresas aéreas de todos os tamanhos. O único “padrão” em nossa lista é que ela contempla empresas europeias em sua maior parte, as quais são pressionadas a diminuir as emissões de carbono e, logo, operarem com aeronaves mais modernas e eficientes.

1) Airbus A310 da Air Transat

© Mark Harkin

Airbus A310 e Canadá fazem uma grande combinação. O pequeno “gordinho” da Airbus serviu fielmente na Canadian Airlines, Canada 3000, Wardair e, atualmente, está em serviço na Real Força Aérea Canadense e na Air Transat, que o aposenta em abril. O último voo será realizado no dia 27 do mês em questão, no bate volta entre Québec e Paris.

2) Airbus A340 da Virgin Atlantic

Airbus A340-600 – Imagem: Virgin Atlantic

A era dos quadrijatos está realmente chegando ao fim. A Virgin, após postergar a aposentadoria do quadrijato devido a problemas no moderno 787, irá finalmente retirar de serviço o Airbus A340-600 no final do março.

O último voo será entre Nova Iorque (JFK) e Londres (LHR) em 28 de março, marcando o fim do A340 na companhia britânica, que já operou 19 aeronaves do maior modelo -600 e 10 do menor, o -300.

3) Boeing 747 da Qantas

Boeing 747-400 da Qantas

Outro quadrijato e, dessa vez, mais icônico ainda irá se aposentar neste ano: o Boeing 747 do Canguru. Apesar de não ter data exata definida, será no final de 2020 segundo a própria Qantas.

O jato operou até recentemente para Santiago do Chile e, para muitos brasileiros, foi a maneira mais fácil de chegar à Austrália. No Brasil ele nunca operou regularmente, mas já nos visitou algumas vezes, voando para Manaus, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro em tours da operadora de turismo de luxo Captain’s Choice.

4) Mcdonnell Douglas MD-11 da Lufthansa Cargo

Outro clássico que teve sua aposentadoria antecipada foi o trijato cargueiro da Lufthansa. Ele é figurinha carimbada nos principais aeroportos de carga no Brasil, mas nos deixa esse ano.

Está sendo substituído pelo Boeing 777F, mas a Lufthansa já considera uma futura versão cargueira do Airbus A350XWB. Também não tem data definida para o último voo, mas será neste ano.

5) Boeing 737 Classic da Air Baltic

Boeing 737-300 da Air Baltic © Clément Alloing

Este é um dos aviões clássicos até no nome e é raro de se ver numa grande companhia nacional como a Air Baltic, da Letônia. Restam apenas três Boeings 737-300 na frota da empresa atualmente.

Eles são parte da série Classic do famoso 737, que também é composta pelo 737-400 e -500, este último também voou na Air Baltic e foi aposentado em 2018. Todos os 737 Classic da empresa estão sendo substituídos pelos Airbus A220-300 (antigo Bombardier CS300).

Uma data para o último voo dos 737-300 não foi fixada, mas será apenas após o fim do verão europeu (agosto).

6) Bônus: Airbus A340 da Aerolíneas Argentinas

Esta aposentadoria foi um tanto quanto polêmica e resultou numa queda de braço com associações sindicais do país vizinho, já que o avião não será substituído e podem ocorrer demissões. Segundo a empresa, o último voo ocorreu no dia 17 de fevereiro, de Madri para Buenos Aires, porém, até onde se sabe os aviões continuam em Buenos Aires e não foram vendidos ou devolvidos ao lessor.

E você leitor, já teve a oportunidade de voar em algum destes aviões clássicos que vão ser aposentados neste ano? Lembra de algum outro?

Sair da versão mobile