Aprovado 1º sistema do mundo para pagar combustível de aviação por blockchain

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Gazpromneft-Aero

O SmartFuel da Gazprom Neft, primeira solução de blockchain do mundo para pagamentos instantâneos de reabastecimento “na asa” da aviação, foi aprovado para seu lançamento completo no mercado após obter o registro da Federação Russa.

A nova tecnologia, que reduz o tempo de transação entre um fornecedor de combustível de aviação e uma companhia aérea de quatro a cinco dias para apenas 15 segundos, foi registrada no Registro de Software do Ministério de Desenvolvimento Digital, Comunicações e Mídia de Massa da Federação Russa para ampla distribuição.

O SmartFuel permite que os pedidos de reabastecimento, o pagamento e a troca de documentos contábeis sejam realizados por meio de aplicativos instalados em tablets em poder de pilotos e operadores de reabastecimento.

A tecnologia Blockchain garante que os dados da transação sejam salvos no sistema e estejam disponíveis para todos os participantes, automatizando totalmente o processo de reabastecimento e troca de dados. Com isso, os dados do sistema Smart Fuel são sincronizados com um dispositivo eletrônico de voo da companhia aérea e com o sistema digital de contabilidade de combustível de aviação dos caminhões de abastecimento.

Imagem: Gazpromneft-Aero

A plataforma foi testada com sucesso no Aeroporto Internacional de Murmansk, e a Gazpromneft-Aero – a operadora de reabastecimento de aeronaves da Gazprom Neft – reabasteceu mais de 100 voos da Smartavia Airlines usando o software.

Até o final de 2021, está planejada a expansão da plataforma de blockchain Smart Fuel para outros aeroportos russos com instalações de reabastecimento Gazprom Neft e a empresa está procurando expandir internacionalmente. Dois bancos – VTB e Raiffeisenbank – são parceiros no projeto.

A Gazpromneft-Aero é a líder do mercado russo de combustível para aviação em volume de vendas no varejo. A empresa atende a mais de 260 companhias aéreas russas e estrangeiras, incluindo Aeroflot, Ural Airlines, S7, Royal Flight, Volga-Dnepr e outras.

Informações da Gazpromneft-Aero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.