Arábia Saudita libera mulheres locais a serem comissárias de voo, mas limita peso

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma mudança de regras e evolução no direito feminino chegou à Arábia Saudita, que agora permite que suas mulheres sejam comissárias.

A medida começou pela própria companhia aérea de bandeira do país, a Saudia – Saudi Arabian Airlines, que conta com uma frota de mais de 150 aviões, mas que não tinha nenhuma comissária saudita em sua tripulação, apenas estrangeiras.

Segundo o jornal The Jerusalem Post, a empresa já abriu as vagas em seu site, e procura mulheres entre 20 e 30 anos, com inglês necessário e com “peso proporcional à altura de acordo com os padrões da Saudia”, embora não sejam especificados claramente estes padrões.

Na Árabia Saudita as mulheres são historicamente proibidas de trabalhar nos setores de vendas e serviços, principalmente como comissárias, que são vistas como “serventes” no país.

Apesar do preconceito, a sociedade saudita considera que servir aos outros é algo muito “humilhante” para uma mulher, que deve se limitar apenas a servir à família.

Nos últimos anos a Arábia Saudita tem se aberto, aumentando os direitos das mulheres, que agora também podem viajar ao exterior sem autorização do marido, algo essencial na terceira empresa aérea mais rentável do Oriente Médio, atrás apenas das vizinhas Emirates Airline e Qatar Airways.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias