Flybondi fica com apenas um Boeing 737 na Argentina

Avião Boeing 737-800 Flybondi

No âmbito das medidas de renegociação das aeronaves da frota com que voltará a operar em setembro, quando as viagens aéreas serão retomadas na Argentina, a Flybondi decidiu devolver mais um Boeing 737-800 (LV-HKS) e, além disso, irá transferir outro (LV-HKN) para o Texas, para armazenamento, a pedido do locador do avião (o motivo não foi divulgado). Com isso, resta apenas um 737 efetivamente na frota da ultra low cost argentina

Segundo informações obtidas pelo Aviacionline, durante o período em que o HKN ficar armazenado nos Estados Unidos, será realizado o Check C e, após isso, a aeronave pode retornar para a Argentina. Embora haja incerteza sobre o HKN, no caso do HKS, o retorno é definitivo e será buscada uma reposição com melhores condições financeiras para repovoar a frota.

Fontes da empresa indicaram que o plano é recuperar gradualmente a frota existente em 2020 e atingir seu tamanho pré-pandêmico em 2021. Por hora, a empresa fica apenas o LV-HFR em território argentino.

Reduções anteriores

Devido à pandemia, a companhia teve que reduzir drasticamente seus planos, devolveu dois Boeing 737-800 em julho, de um total de cinco que possuía, e ainda teve que postergar a chegada do sexto avião do modelo, resultando em uma frota na metade do nível que esperava para o fim do ano.

Por conta da legislação atual, que congelou qualquer demissão até setembro, a empresa renegociou contratos com funcionários, reduziu salários e recebeu aportes adicionais de seus sócios para se manter com a “cabeça para fora d’água”, enquanto não pode voar novamente.

Apesar de tudo, a empresa espera operar todas as rotas que possuía antes da pandemia, incluindo as três ligando o aeroporto de El Palomar ao Brasil, especialmente para São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias