Argentina impõe novas regras e apenas a Aerolíneas é autorizada a voar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O governo da Argentina impôs novas regras para a volta dos voos regulares no país e acabou não autorizando o retorno de empresas como a JetSmart.

Segundo o nosso portal parceiro Aviacionline, a low-cost de origem chilena JetSmart, pretendia reiniciar suas operações regulares hoje, dia 23 de outubro, após a mais longa suspensão mundial de voos, causada pela pandemia do coronavírus. Porém, a ANAC da Argentina colocou uma regra que para a empresa ser autorizada a voar teria que apresentar as programações de voo em cada província (estados) para os quais voaria, para que então estas províncias aceitassem os voos a depender da situação epidemiológica na região.

Este novo procedimento foi apresentado pelo governo apenas na quinta-feira passada, uma semana antes da data que a Argentina estabeleceu para que as companhias aéreas pudessem reiniciar as operações. O pouco tempo de aviso foi criticado por diversos setores da indústria, que falou que isto seria apenas mais uma medida burocrática.

Sem a autorização de todas as províncias, a JetSmart cancelou todos os voos de hoje e agora planeja retomar os voos no dia 29, ainda a depender das autorizações, pois cada província tem suas próprias regras de mobilidade em meio à pandemia.

A situação ocorre também na Flybondi, que é a única outra empresa aérea regular, fora a estatal Aerolíneas Argentinas e a JetSmart. A Flybondi pretendia retomar os voos no próximo dia 26, mas devido a nova regra postergou a volta para o início do próximo mês.

Nesta situação toda, apenas a Aerolíneas Argentinas conseguiu as autorizações das províncias e já está fazendo voos domésticos e internacionais, ainda que em escala bastante reduzida, como mostra a captura do FlightRadar24 abaixo.

Na manhã desta sexta apenas dois voos domésticos na Argentina, todos da Aerolíneas © FlightRadar24

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias