Início Vídeos Arremetida do avião com o time do Grêmio foi gravada em vídeo,...

Arremetida do avião com o time do Grêmio foi gravada em vídeo, veja como foi

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem do vídeo da arremetida, que você vê logo abaixo

Neste período de tempestades de verão, aeroportos principalmente das regiões sul e sudeste do Brasil são atingidos por condições meteorológicas adversas que levam a uma maior ocorrência de arremetidas (desistência do pouso) por conta das aeronaves serem desestabilizadas por fortes ventos.

Tal procedimento é seguro e os pilotos são treinados para executá-lo em favor da segurança do voo, em casos de aproximações desestabilizadas.

Foi o que ocorreu, por exemplo, com um Airbus A320neo Azul no último dia 11, cujo vídeo mostramos aqui no meio da semana, e agora, neste sábado (16), com o Boeing 737 da Sideral que chegava a Porto Alegre com o time de futebol do Grêmio.

O vídeo que você pôde ver acima mostra o Boeing 737-500 da Sideral Linhas Aéreas, registrado sob a matrícula PR-SHE, em sua aproximação de pouso no Aeroporto Internacional Salgado Filho por volta das 13:40 do sábado. A aeronave foi fretada pelo Grêmio para que seus atletas voltassem de São Paulo após o jogo contra o Palmeiras na sexta-feira.

Chegando ao aeroporto de Porto Alegre, os pilotos do jato enfrentaram vento de través, ou seja, vindo de sua lateral, com velocidade de cerca de 28 nós (52 km/h), segundo reportado pelo controlador de tráfego aéreo.

Arremetida é procedimento seguro

Eles seguiram com a aproximação até os segundos finais, porém, já próximos da cabeceira, diante da instabilidade gerada pelos fortes ventos, em prol da segurança optaram por abortar o pouso e arremeter, conforme os procedimentos padrão da aviação.

A aeronave, já bastante próxima do solo, volta a ganhar velocidade e altura, e é possível observar no vídeo que as asas do Boeing 737 ainda seguem balançando enquanto o trem de pouso é recolhido, mostrando a influência do vento.

O Boeing 737 logo após a arremetida – Imagem: FlightRadar24

A tripulação então efetuou uma órbita de espera nas proximidades do aeroporto, mas decidiu por desviar o voo para o Aeroporto de Florianópolis, onde pousou em segurança às 14:38. Por lá permaneceu até as condições meteorológicas melhorarem no Salgado Filho, tendo decolado de volta para Porto Alegre às 16:10 e pousado sem novas intercorrências às 16:51.

No título abaixo, você pode rever também a arremetida do avião da Azul, em uma matéria em que explicamos o fenômeno de ‘windshear’ que causou a desistência do pouso:

Sair da versão mobile