As 10 mais belas aproximações de pouso das Américas do Sul e Central

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Se você já viajou de avião, sabe que a hora da decolagem e do pouso é sempre uma atração à parte na viagem. Existem localidades onde o visual da aproximação da aeronave vale o valor da passagem por si só e torna essas etapas do voo uma experiência inesquecível.

Aproximação Pouso Rio de Janeiro Galeão

Você se lembra de qual viagem fez e que teve o cenário mais bonito? Uma empresa britânica de voos particulares, chamada PrivateFly, faz essa pergunta aos seus seguidores todos os anos e elege as aproximações mais bonitas das regiões continentais e do mundo como um todo.

Eles perguntam “Qual aeroporto teve o seu cenário favorito na hora da aproximação?”

Segundo nosso parceiro Aviacionline, em 2020 a votação foi feita no começo do ano, bem no início da pandemia do novo coronavírus, e teve a participação de mais de 6 mil passageiros frequentes da empresa e também de entusiastas da aviação.

Entre as escolhas estão 129 aeroportos ao redor do mundo, que também foram divididos em regiões continentais como África e Oriente Médio, América do Norte, Australasia (região da Oceania e da Ásia), Europa e, por fim, América Latina e América Central.

Vamos destacar aqui os 10 cenários mais bonitos da América do Sul e Central. Prontos?

Apesar de morarmos em um país com lindas paisagens e com aproximações maravilhosas, concorrer com as ilhas caribenhas e com as regiões montanhosas dos nossos vizinhos da América do Sul nos deixa em desvantagem. Mesmo assim conseguimos colocar 2 destinos brasileiros no ‘top’ 10 da votação na categoria das Américas do Sul e Central.

10. Aeroporto Los Roques, Venezuela

Considerada uma joia escondida por não ser muito visitada, a cidade de Los Roques é cercada por águas cristalinas e lindas praias de areias brancas e finas, construindo um espetáculo para quem chega no local.

9. Aeroporto Cyril E. King, Saint Thomas

Chegamos ao primeiro destino do Caribe na lista. A aproximação em Saint Thomas já dá um breve ‘spoiler’ do sonho que é visitar essa pequena ilha que faz parte do território americano chamado de Ilhas Virgens, que é banhado pelo mar do Caribe e cercado por falésias e montanhas.

8.  Aeroporto de Congonhas, Brasil

Agora sim, o nosso tradicional aeroporto de Congonhas, em São Paulo, conseguiu uma excelente colocação no ranking da pesquisa. Apesar de não apresentar lindas praias e montanhas, a aproximação em Congonhas impressiona pelo seu visual urbano da maior cidade da América latina.

Quem tem o privilégio de passar por essa experiência sente como se o avião fosse pousar no meio da cidade e, lá de cima, dá para ver claramente o limite da verticalização da cidade, fazendo com que pareça que foi construída uma pista aérea no meio dos grandes prédios.

7. Aeroporto Internacional de Ushuaia, Argentina

Essa aproximação tem como grande atrativo a Cordilheira dos Andes de fundo. Ushuaia é uma pequena península cercada pelo Canal de Beagle e um dos destinos favoritos dos pilotos pelo visual que apresenta na hora do pouso e decolagem.

6. Aeroporto Juancho E. Yrausquin, Saba

Com uma pista extremamente curta, apenas 400 metros de extensão, é considerada a menor pista do planeta. O aeroporto só recebe aviões de pequeno porte e aviões específicos para operações em pistas curtas. A Ilha de Saba faz parte do Caribe Holandês e é cercada por falésias e altos morros.

5. Aeroporto Gustaf III, Saint Barth

O aeroporto Gustaf III, assim como o aeroporto de Saba, tem um pouso extremamente desafiador. Os pilotos têm que fazer uma descida íngreme e em forma de espiral, alinhando o avião na pista nos últimos instantes para realizar o pouso em segurança. A cidade faz parte das Ilhas Ultramarinas da França e fica a sudeste da famosa Saint Maarten.

Cercada por morros em praias paradisíacas, típicas do Caribe, o cenário da aproximação é apaixonante. O difícil mesmo é conseguir apreciar sabendo que está pousando em um dos aeroportos mais perigosos do mundo.

4. Aeroporto Internacional de Nassau, Bahamas

As Bahamas são uma localidade muito procurada por turistas, principalmente no verão local onde as lindas praias, hotéis luxuosos e atrações para todos os gostos fazem do destino um dos mais procurados do mundo.

A aproximação é exuberante e mostra toda a beleza de Nassau e do mar caribenho que a cerca, porém, assim que o avião passa a sobrevoar a cidade, podemos ver o contraste do paraíso no litoral com a pobreza do interior do local.

3. Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), Brasil

Chegamos ao top 3 e abrimos com mais um destino brasileiro. Apesar da aproximação ao aeroporto do Galeão ser linda, mostrando um visual único da cidade maravilhosa, acredito que os votantes não conheçam o pouso no aeroporto Santos Dumont, localizado perto do centro do Rio de Janeiro, onde o avião desce, assim como em Saint Barth, em forma de espiral, alinha para pouso em cima da ponte Rio-Niterói e pousa de frente para o Pão de Açúcar.

Certo fato provavelmente se deva ao fato de o Galeão receber todos os voos internacionais que chegam ao Rio de Janeiro, enquanto o Santos Dumont recebe apenas voos regulares nacionais visto que opera com uma pista muito curta para aviões de grande porte.

2. Aeroporto Internacional Queen Beatrix, Aruba

Aruba é outro destino muito popular entre todos da região do Caribe. Cercado de praias paradisíacas, na aproximação ainda é possível ter uma vista privilegiada dos tradicionais navios de Cruzeiros aportando na cidade de Queen Beatrix.

1. Aeroporto Internacional Princesa Juliana, St. Maarten

O campeão da pesquisa não poderia ser outro, o famoso aeroporto de Saint Maarten é uma atração imperdível para os turistas do destino.

A aproximação e o pouso no aeroporto são um show à parte e o local se tornou um ponto turístico não apenas para aqueles que estão dentro do avião, mas também para os que observam a chegada do avião da praia, onde a sensação de proximidade da aeronave causa um frenesi nos turistas locais.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Claudio Brito
Apaixonado por aviação desde o berço como filho de comissário de bordo, realizou o sonho de criança se tornando comissário em 2011 e leva a experiência de quase 10 anos no mercado da aviação. Formado Trainer em Programação Neurolinguística, conseguiu unir suas duas paixões, comunicação e aviação.

Veja outras histórias

Embraer E110 cubano, que já voou no Brasil, faz pouso de...

0
Um avião modelo Embraer 110 Bandeirante, da empresa aérea estatal Cuba Aerotaxi (uma divisão da Cubana de Aviación), sofreu um incidente