Asa de Boeing 737 é danificada em colisão com veículo de degelo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 737 acabou tendo uma de suas asas bastante danificada após uma colisão de solo com um veículo de serviço de degelo de pista.

Dano na asa

Segundo reporta a mídia chinesa, o incidente ocorreu na última sexta-feira, 8 de janeiro, no aeroporto internacional Yantai Penglai, localizado na península de Shandong, com uma aeronave da companhia aérea Shandong Airlines.

A colisão foi registrada após a chegada do voo de número SC4852, procedente de Pequim. Dados do FlightRadar24 mostram que o jato alocado neste voo no dia 8 foi o Boeing 737-800 de matrícula B-7976, que permanece fora de serviço até este domingo, 10 de janeiro.

O voo SC4852 do dia 8 de janeiro – FlightRadar24

A mídia chinesa descreve que o aeroporto declarou não ter havido vítimas no incidente e que uma investigação foi aberta para apurar a situação, porém, não há maiores detalhes sobre o momento exato da colisão – se ainda durante o taxiamento após o pouso ou se depois de já ter desembarcado os passageiros.

Os dados do FlightRadar24, entretanto, não registraram nenhuma parada do Boeing 737 desde o pouso até a chegada ao portão de desembarque, portanto, o incidente parece ter acontecido em uma movimentação posterior do jato ou o veículo é que se deslocava e o atingiu na posição em que estava.

As imagens mostram que o contato se deu entre o bordo de ataque da asa esquerda e a cabine do veículo de serviço. Os danos na aeronave se aprofundaram por vários centímetros, mas não é possível definir se atingiram a estrutura da asa – o que levaria à necessidade de reparos mais complexos – ou apenas o próprio bordo de ataque.

Embora não se tenha uma visão completa do veículo, o mesmo parece ser um equipamento de retirada de gelo/neve da pista.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviões da ANA ficarão 1.540 toneladas mais leves a partir de...

0
A empresa aérea All Nippon Airways (ANA), uma das maiores companhias aéreas do Japão, começará a oferecer sua revista de bordo