Veja como assistir ao Simpósio de Segurança Operacional do aeroporto de Viracopos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), promove a partir desta terça-feira (29/09) o “5º Simpósio de Segurança Operacional de Viracopos”. Neste ano, pela primeira vez, o evento será 100% on-line e gratuito.

Aeroporto Viracopos
Imagem: Aeroportos Brasil Viracopos

Aeroporto Viracopos 5º Simpósio Segurança Operacional 2020

O objetivo do evento é apresentar e debater temas sobre a segurança operacional de forma integrada com os órgãos e organizações da aviação civil, visando reduzir e manter em um nível aceitável os riscos às operações.

O evento será realizado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, sob a coordenação da Gerência de SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional) e da Diretoria de Operações de Viracopos.

O Simpósio terá ao todo três palestras e três painéis de debate sobre os temas relacionados à segurança operacional na aviação. O encerramento acontece na quinta-feira (01/10).

O evento será transmitido nos três dias pelo canal do YouTube de Viracopos, das 14h30 às 16h00. Para acessar e se cadastrar no canal, clique aqui.

Confira a programação:

29/09

O primeiro dia (29/09) do 5° Simpósio de Segurança Operacional será sobre “Programa Agile sob aspectos de Segurança Operacional” e contará com a presença do palestrante Julio De Souza Pereira. O painel de debate ficará por conta de Daniel Rodrigues Pires Bezerra e de Cesar Tuna.

Júlio é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Gerenciamento de Tráfego Aéreo pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo, especialista em elaboração de procedimentos por Instrumentos e em planejamento de espaço aéreo e atualmente desempenha a função de Diretor Assistente para Segurança Operacional e Operações de Voo na IATA, São Paulo.

Daniel é Gerente da EPTA Viracopos/Campinas na empresa Infraero, já Cesar Tuna é Coordenador de Tráfego Aéreo e Crise na GRU Airport.

30/09

O segundo dia (30/09) do 5° Simpósio de Segurança Operacional será sobre “La Seguridad Operacional durante la Ejecución de Obras em el Lado Aéreo” e contará com a presença da palestrante Maria Isleny Posada Agudelo. O painel de debate ficará por conta de Ivan Carvalho e de Lucas Bernardino Travagin.

Maria atualmente faz parte da OPAIN S/A no Aeroporto Internacional El Dorado, na cidade de Bogotá, onde ocupa o cargo de Diretora da Segurança Operacional, liderando o processo de concepção, implementação e aprovação de Gestão da Segurança Operacional e é Vice-Presidente do Comitê de Safety na ACI-LAC.

Ivan é o atual Diretor de Qualidade e Segurança Operacional da Azul Linhas Aéreas. Lucas é Especialista em Regulação de Aviação Civil – ANAC.

01/10

O terceiro dia (01/10) do 5° Simpósio de Segurança Operacional será sobre “Comportamento da Fauna durante a Pandemia” e contará com a presença do palestrante Weber Galvão Novaes. O painel de debate ficará por conta de Milena Martorelli e Tiago Porto Aranha.

Weber é Mestre em Zoologia e Doutor em Ecologia. Sua área de atuação é o gerenciamento de risco de fauna em aeródromos tendo iniciado seus trabalhos com essa temática em 2005, atualmente ocupa o cargo de Diretor Técnico Científico na ProHabitat Assessoria Ambiental, empresa responsável pelo gerenciamento de risco de fauna dos aeroportos de Florianópolis, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte.

Milena é Engenheira Florestal e ocupa o cargo de Gerente de Sustentabilidade do RIOgaleão, já Tiago é formado em ciências biológicas e é mestre em ecologia, atuando na área ambiental e como responsável técnico pela fauna no Aeroporto Internacional de Viracopos.

Informações oficiais da Aeroportos Brasil Viracopos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias