Início Acidentes e Incidentes

Aterrissagem dura de Boeing 787 da Latam resulta em trem de pouso danificado

Foto mostra pneu pronto para ser trocado

Nesta segunda-feira (7), um incidente envolvendo um Boeing 787-9 (CC-BGP) da Latam Airlines foi registrado no Aeroporto Internacional de Santiago, quando múltiplos pneus da aeronave estouraram e ao menos uma das rodas ficou danificada após um pouso duro – a força da aterrissagem ainda não foi revelada.

O voo LA-509 decolou do Aeroporto Internacional de Miami às 12h09, horário local, para a capital chilena, com 63 passageiros, 11 tripulantes e 18 toneladas de carga. A viagem transcorreu em condições normais até o momento do pouso na pista 17L do aeroporto internacional Arturo Merino Benitez.

Após o pouso, o avião ainda conseguiu sair da pista, que ficou fechada por cerca de trinta minutos, e parou numa taxiway para que os passageiros desembarcassem ali mesmo. A aeronave ainda está no solo em Santiago cerca de 10 horas após o pouso.

Um vídeo feito no local mostra as equipes do aeroporto atendendo a aeronave após sua parada na pista de taxiamento. Nas imagens, é possível notar a nova unidade de roda, pronta para ser trocada, apoiada no trem de pouso.

Nota da Latam

A LATAM informa que não houve pouso forçado da aeronave que fazia o voo LA509, na rota Miami-Santiago. Após a aterrissagem, que ocorreu em total segurança, um dos pneus apresentou falha técnica, gerando perda de pressão. Após o fato, a aeronave foi posicionada em uma pista de taxiamento lateral para a troca completa da roda.

A LATAM reforça que os passageiros e tripulantes desembarcaram em total segurança. A aeronave está sendo inspecionada de acordo com os protocolos operacionais e de segurança estabelecidos. O grupo LATAM reafirma o seu compromisso com a segurança e reforça que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile