Ao atingir poste, avião Airbus A330 da Air China tem asa danificada

Air China A330 incidente asa atinge poste

Um avião de grande porte da companhia aérea Air China, modelo A330 fabricado pela Airbus, atingiu um poste de iluminação nesta sexta-feira, 25 de outubro, segundo reportou o China Aviation Review.

Apesar do porte da aeronave, geralmente utilizada para voos internacionais de longo alcance, o A330 do incidente havia acabado de pousar de um voo nacional de aproximadamente 2h30min na China. Devido à alta densidade populacional do país asiático, é comum que rotas domésticas sejam feitas com modelos de grande porte.

O avião A330-200 de matrícula B-6131 decolou de Pequim no voo CA1449 e pousou por volta das 22:16 (horário local) em Chongqing, onde então ocorreu o impacto com o poste.

Radar Voo CA1449 Chongqing incidente A330 poste
O voo CA1449 que terminou no incidente – Imagem: FlightRadar24

A asa esquerda teve seu bordo de ataque (parte frontal) bastante danificado, e certamente a aeronave permanecerá em solo por algum tempo até que uma inspeção avalie a severidade do dano e um reparo ou uma substituição de peças seja efetuado.

A mídia chinesa ainda não divulgou maiores detalhes sobre o incidente, portanto não há informações sobre em que momento ocorreu, se durante o taxiamento com passageiros a bordo ou enquanto a aeronave era tratorada após o desembarque.

Air China A330 incidente asa atinge poste

Outro caso de asa no poste

Pouco tempo atrás, neste mesmo mês de outubro, um outro caso de aeronave atingindo um poste de iluminação com a asa ocorreu em Portugal com um Boeing 777.

A aeronave da companhia aérea angolana TAAG estava sendo tratorada, mas acabou desprendendo-se do trator e movendo-se livre pelo pátio, até derrubar o poste e parar ao chegar a uma mudança de inclinação do terreno. Veja o vídeo na matéria a seguir, em que é possível ouvir o doloroso “craaaaack” do poste sendo quebrado:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias