Ator John Travolta prestes a entregar seu Boeing 707 para museu australiano

O astro de Hollywood John Travolta está prestes a concluir sua antiga promessa: a de doar seu Boeing 707 particular para a Sociedade Histórica de Restauração de Aeronaves da Austrália (HARS). Desta forma, em algum momento em novembro próximo, a aeronave deixará os Estados Unidos e partirá rumo a Albion, uma cidadezinha perto de Melbourne.

Após chegar em sua nova casa, a aeronave será colocada em exposição e aberta à visitação pública. A entidade australiana tem certeza de que a atração será um sucesso, não apenas por ser um clássico da aviação, mas sim por ter transportado um dos maiores atores de todos os tempos em inúmeras viagens pelo mundo e, obviamente, com ele mesmo pilotando.

Travolta ama aviação e esse avião, e disse que faz questão de estar presente no voo e evento de entrega da aeronave. Para tanto, ele já antecipou a seus agentes que não estará disponível em novembro.

A casa de John Travolta, na Flórida, é um aeroporto

No papel, a aeronave já pertence ao museu desde 2017, mas ainda faltavam licenças para o voo e alguns recursos, mas, por meio de empresários e doações particulares, a entidade espera arrecadar os US$ 210.000 que faltam para pagar custos burocráticos com documentação e operacionais o mais breve possível.

Apesar do ator ter feito inúmeros voos e ser habilitado para voar a aeronave nos Estados Unidos, ele não poderá comandar esse voo histórico. Isso por que a aeronave está em processo de registro nos órgãos australianos e, portanto, terá de ser tripulado por comandantes licenciados naquele país. Um grupo seleto de voluntários da entidade australiana, também estará no voo.

Projetado originalmente para 140 passageiros, o avião é agora um palácio voador, com um quarto de banho, cozinha, sala de estar e lugares para 25 pessoas.

“Nós vamos manter o interior, protegido por paredes de acrílico e as pessoas poderão ver como os ricos e famosos viajam ao redor do mundo,” disse o Sr. De La Hunty, da HARS.

Após a compra do avião em 1998, Travolta pediu autorização da Qantas para pinta-lo como na década de 1960, quando o avião voou pela empresa australiana. Atualmente, o 707 está armazenada em Brunswick Golden Isles na Geórgia, de onde ele vai partir em seu caminho para a Austrália.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.