Início Acidentes e Incidentes ATR 72 tem asa danificada em impacto com grande ave na descida...

ATR 72 tem asa danificada em impacto com grande ave na descida para pouso

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião ATR 72-600 Air India Express
ATR 72-600 da Air India Express – Imagem: SEBASTIEN MORTIER / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um avião turboélice ATR 72 recebeu danos consideráveis em sua asa durante a descida rumo ao aeroporto de destino neste sábado, 20 de março, em decorrência de um incidente de impacto com uma ave, o chamado “bird strike”, que, pela extensão dos danos e tamanho da asa do animal observáveis nas imagens, devia ser de médio a grande porte.

Segundo reporta a mídia indiana, o bimotor da companhia aérea Air India voava, na tarde do sábado, do aeroporto de Chandigarh para o Dharamsala Gaggal, de Kangra, ambos na Índia, quando houve o incidente durante a descida por volta de 38 km distante do aeroporto.

Dados da plataforma de rastreamento RadarBox mostram que a aeronave que cumpriu tal rota foi o ATR 72-600 registrado sob a matrícula VT-RKM no voo de número 9I-714, operado pela divisão regional Air India Express da companhia aérea. O portal indiano descreve que havia 45 pessoas a bordo, embora, segundo o site The Aviation Herald, o aeroporto teria informado 32.

Posição aproximada no momento do impacto, conforme a distância informada – Imagem: RadarBox

Os 50 passageiros que aguardavam a chegada da aeronave em Kangra para embarcarem com destino à capital indiana Déli não puderam prosseguir para seu destino, pois, segundo Kishore Sharma, diretor da Autoridade Civil de Aeroportos da Índia a aeronave foi retirada de serviço devido aos extensos danos na região do bordo de ataque e da carenagem de junção asa-fuselagem.

Também segundo o diretor, técnicos da companhia aérea partiriam de Déli para Kangra, para avaliação e reparo do ATR 72 antes que o mesmo possa ser novamente liberado para voo.