Início Acidentes e Incidentes

ATR-72 da Azul pousa monomotor em Maceió após pane em voo para Recife

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo da Azul precisou ser desviado no meio da tarde desta quarta-feira, 2 de setembro, depois que a aeronave apresentou uma pane durante o deslocamento entre Aracaju (SE) e Recife (PE), no voo de número AD4473.

A aeronave registrada sob a matrícula PR-AQM, um turboélice bimotor modelo ATR 72-600, estava no ar por pouco mais de 15 minutos após a partida da capital do estado de Sergipe, a cerca de 15 mil pés de altitude, quando começou a descer até iniciar uma série de órbitas sobre a cidade de Maceió (AL).

Depois de três órbitas executadas continuando a reduzir sua altitude, que totalizaram cerca de 15 minutos de espera, a tripulação prosseguiu para o procedimento de pouso, que foi concluído sem nenhum incidente.

O fim do voo, alternando para Maceió – Imagem: FlightRadar24

Fotos e vídeos divulgados pelo @sbmospotter nos stories de seu perfil revelam que o ATR pousou com apenas um dos motores em funcionamento, indicando que possivelmente houve uma pane que levou à necessidade do corte de um dos motores, ou a uma parada não comandada do mesmo.

Embora muitas pessoas se assustem com uma situação como essa, vale aproveitar a ocorrência para lembrar que, quando os pilotos são devidamente treinados para responder corretamente, é totalmente seguro efetuar voo, descida e pouso com apenas um dos dois motores em funcionamento.

Faz parte do projeto da aeronave ter um motor que, sozinho, seja capaz de gerar a potência necessária para chegar ao menos a um aeroporto de alternativa mais próximo da posição onde ocorreu a pane.

Entramos em contato com a Azul a respeito da ocorrência, e atualizaremos esta matéria conforme o posicionamento da companhia aérea.

Posicionamento da Azul

“A Azul informa que, por problemas técnicos na aeronave, o voo AD4437 (Aracaju-Recife) alternou para o aeroporto de Maceió ontem (2). A companhia ressalta que o pouso e o desembarque dos Clientes aconteceu normalmente. A aeronave foi submetida à manutenção e os Clientes seguirão em outros voos até o destino final. A Azul lamenta eventuais aborrecimentos aos seus Clientes e ressalta que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile