Início Vídeos ATR-72 é registrado sendo afetado por ‘windshear’ hoje no interior de São...

ATR-72 é registrado sendo afetado por ‘windshear’ hoje no interior de São Paulo

Cena dos vídeos que você vê a seguir nesta matéria

Vídeos enviados hoje ao AEROIN por diversos leitores mostram o registro de uma possível situação de um avião sendo submetido à influência de “windshear”, uma interessante oportunidade de se observar na prática o fenômeno atmosférico que gera grande perigo à segurança de voo quando enfrentado próximo ao solo.

A windshear, também chamada em português pelos termos tesoura de vento, cortante do vento, gradiente de vento ou cisalhamento do vento, é uma situação em que há mudanças bruscas de velocidade e direção do vento, causadas, por exemplo, por formações de tempestade.

Exemplo de ocorrência de windshear – Imagem: ANAC

Quando enfrentada em maiores altitudes, geralmente apenas gera desconforto a quem está a bordo devido às intensas variações de altitude e de atitude da aeronave, porém, quando próxima ao solo, pode levar ao risco de impacto contra o terreno se não houver tempo suficiente para a recuperação da atitude de voo.

Nos dois vídeos acima, gravados no fim da madrugada desta quinta-feira, 14 de outubro, no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, interior de São Paulo, um avião ATR-72 é visto decolando enquanto uma enorme formação de tempestade está se estabelecendo sobre o local.

Então, nos instantes iniciais da subida, ainda sobre a pista de decolagem, nota-se o avião sendo submetido a uma repentina variação do ângulo de inclinação de suas asas, abaixando a asa direita, bem como deixando de ganhar altitude mesmo enquanto mantém o nariz elevado.

As variações da atitude da aeronave parecem indicar uma intensa corrente de vento descendente gerada pela pesada nuvem de tempestade, que permanece agindo por vários segundos até que o ATR-72 volte a ter razão de subida positiva, podendo então prosseguir normalmente em seu voo.

Meteorologia no interior de São Paulo nesta manhã – Imagem: Redemet

Pelo horário e local da decolagem, trata-se do ATR-72 de matrícula PP-PTQ, da Voepass, que pousou com segurança no Aeroporto Internacional de Guarulhos pouco mais de uma hora após a decolagem registrada nos vídeos.

Atualização: o CENIPA apresentou mais algumas informações sobre o incidente. Clique aqui para acessar.

Pouco mais de um ano atrás, vimos aqui no AEROIN uma gravação feita no cockpit de um Boeing 737 em que é possível ver a intensa ação do piloto brasileiro enquanto a aeronave passava por uma área de windshear durante a aproximação para o pouso. Para rever o vídeo, clique aqui ou no título a seguir.

Sair da versão mobile