Até os ATR-72 de passageiros estão virando cargueiros na crise

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião ATR 72-600 Stobart Air
Turboélice ATR 72-600 – Imagem: Aero Pixels [CC]

Se a crise aérea tem feito o mundo todo ser afetado pela falta de capacidade de transporte aéreo de carga, por que então apenas as rotas de longo curso ficariam com a exclusividade de receber grandes aviões de passageiros convertidos em cargueiros, enquanto também existem muitas cidades de difícil acesso mesmo a curtas distâncias?

Pois bem! Uma companhia aérea acaba de demonstrar que esse mercado também necessita que aviões de pequeno porte sejam temporariamente convertidos em cargueiros, para auxiliar na falta de transporte decorrente da grande queda nos voos de passageiros, que levavam cargas em seus porões.

A Fiji Airways, companhia aérea sediada no arquipélago da República de Fiji, revelou como ficou um dos ATR-72 de sua subsidiária Fiji Link após a conversão do turboélice de passageiros para cargueiro.

A empresa informa que essa é a primeira vez que uma aeronave ATR para operações de frete. O primeiro serviço transportou 3,8 toneladas de carga de Nadi para Port Vila e 1,9 toneladas no setor de retorno. O frete de ida incluía suprimentos médicos, enquanto a volta carregava vários itens consolidados, incluindo café e correio.

Fiji Link ATR 72 convertido cargueiro
O ATR 72 convertido, preenchido com carga – Imagem: Fiji Airways

Andre Viljoen, diretor administrativo e CEO da Fiji Airways, disse: “Continuamos comprometidos com a operação de serviços de frete para manter linhas de suprimentos essenciais entre Fiji e seus principais mercados, e estamos explorando maneiras de ajudar de forma semelhante nossos vizinhos regionais. Reconhecemos o papel principal que a Fiji Airways desempenha em viagens e comércio para toda a região. Com a aprovação do fabricante de aeronaves ATR, nosso regulador CAAF e os governos relevantes, fomos capazes de reconfigurar e operar nosso primeiro cargueiro ATR para Port Vila.”

É verdade que já existe uma versão do ATR que permite uma reconfiguração rápida através da retirada dos assentos, mostrando que o modelo possui vocação para a conversão visando a levar cargas. A própria brasileira Azul Linhas Aéreas possui aeronave deste tipo em sua frota.

Porém, este não é o caso. A reconfiguração da Fiji incluiu a remoção de todos os assentos de uma aeronave da versão original de passageiros, e foi realizada de acordo com as especificações do fabricante pela Fiji Airways’ Engineering nas instalações do hangar da companhia aérea em Nadi.

Fiji Link ATR 72 convertido cargueiro
O interior completamente sem assentos – Imagem: Fiji Airways

Viljoen acrescentou: “Um cargueiro ATR 72-600 convertido permite o transporte de até 8 toneladas de carga, enquanto um ATR de passageiro normal pode atender apenas 1,7 toneladas. Nosso serviço de ATR cargueiro convertido é ideal para países das Ilhas do Pacífico, dadas as condições de demanda e operação na região.”

Outro serviço de cargueiros ATR já está programado para Nuku’alofa, Tonga. A Fiji Airways trocará a aeronave ATR 72-600 entre operações somente de passageiros e de frete, conforme necessário.

Curiosamente, embora a companhia aérea seja baseada nas remotas ilhas no sul do oceano Pacífico, sua frota não é composta apenas de aviões pequenos. Além de ter aviões Airbus A330, ela recentemente recebeu seus dois A350-900, que também entraram nas missões cargueiras em meio à pandemia. Veja na matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias