Início Acidentes e Incidentes ATR-72 tem pane em voo para Joinville e pousa onde decolou após...

ATR-72 tem pane em voo para Joinville e pousa onde decolou após 1h14min

ATR 72 da Azul, semelhante ao envolvido no incidente

Um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas na semana passada foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), tendo sido classificado como falha ou mau funcionamento dos sistemas da aeronave.

Segundo os dados do CENIPA, o ATR 72-600 registrado sob a matrícula PR-ATV era a aeronave que realizava o voo regular de passageiros, decolando do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC), levando 4 tripulantes e 54 passageiros.

A aeronave decolou de Campinas às 08h53 (horário de Brasília) para o voo de número AD2740, com duração de 1 hora e 10 minutos, entretanto, durante a fase de subida do bimotor, a tripulação recebeu uma indicação da aeronave de “AVIONICS CMP 01 LOSS”, seguido de perda de alguns sistemas ligados ao computador afetado.

Diante da situação, segundo o CENIPA, os pilotos inciaram os procedimentos de consulta no Manual de Referência Rápida do ATR 72 e, por medida de segurança, decidiram retornar ao aeroporto de partida, sem declarar emergência.

Em dados registrados pela plataforma RadarBox, é possível observar a trajetória da aeronave desde a sua decolagem até a virada e o retorno. Com pouco mais de 30 minutos de voo, o turboélice, que já estava próximo à divisa entre São Paulo e Paraná, dirige-se de volta a Campinas.

Imagem: RadarBox

A aeronave realizou um pouso sem intercorrências na pista 33 do Aeroporto Internacional de Viracopos às 10h07, após 1 hora e 14 minutos desde a decolagem. Ainda segundo dados do RadarBox, um novo voo decolou às 11h10 com destino à cidade de Joinville.

Apesar de o voo já ter passado de sua metade quando houve a decisão de retorno, possivelmente os pilotos da Azul não prosseguiram para o Aeroporto de Joinville pelo fato de o aeroporto de Campinas ser o local onde fica o maior hangar de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) da Azul Linhas Aéreas, além de ser a principal base da companhia, possibilitando estrutura completa para uma intervenção de manutenção e a também a disponibilidade de uma aeronave alternativa para alocação rápida.

Leia mais:

Sair da versão mobile