ATR avança e já tem o 2º avião 72-600 cargueiro de fabricação voando

A fabricante francesa de turboélices ATR segue avançando com seu mais recente projeto de avião cargueiro original de fabricação, o ATR 72-600F, e agora coloca o segundo exemplar em voo.

Após ter entregue a primeira unidade à gigante empresa aérea FedEx em dezembro passado, a segunda aeronave do modelo, que também é destinada à companhia americana, ganhou o céu pela primeira vez na última quinta-feira, 22 de abril.

Ainda voando com a matrícula de testes F-WWEC da própria Airbus, este será o primeiro que voará nos Estados Unidos, pois possui pintado na porta do trem de pouso de nariz o número 701, em referência à matrícula N701FE reservada pela FedEx junto à agência de aviação americana FAA.

O ATR 72-600F anterior, o primeiro do modelo na história, ganhou a matrícula EI-GUL e opera na subsidiária irlandesa ASL Airlines da FedEx, fazendo voos frequentes entre Paris e Praga.

O F-WWEC já cumpriu dois voos de testes locais partindo e retornando ao aeroporto Toulouse, onde é fabricado. O primeiro, na quinta-feira, durou 51 minutos, e o segundo, já no dia seguinte, sexta-feira, durou 52 minutos. Em ambos, o turboélice subiu até seu teto operacional, de 25 mil pés (7.600 metros).

O voo do ATR na sexta-feira – Imagem: RadarBox

A FedEx tem encomendas firmes para 30 unidades do ATR 72-600F, além de outras 20 opções de compra. Segundo a ATR, já existem em operação cerca de 130 ATR 72 convertidos da versão de passageiros para cargueiro, e esta experiência prática foi utilizada para definir as qualidades do projeto do modelo puro de fabricação.

Com capacidade de carga de 75 m3, a fuselagem do cargueiro ATR 72-600F é especialmente construída com um design limpo, otimizado para carga, e é entregue pelo parceiro italiano Leonardo a partir de suas instalações em Nápoles.

A grande porta de carga da aeronave facilita o carregamento de até nove toneladas de carga útil e oferece a opção de transportar carga a granel ou, quando no modo Unit Load Device (ULD), cinco paletes de 88” x 108” ou até sete contêineres LD3.

No cockpit, os pilotos contam com o mais recente conjunto de aviônicos Standard 3 atualizável do ATR 72-600, permitindo a introdução de inovações contínuas na cabine que aumentam a eficiência.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias