ATR-72 da Avianca pousa em meio a ventos e cauda atinge a pista na Colômbia

Os passageiros de um voo da Avianca Colombia passaram por um susto no último sábado, dia 7 de setembro, quando o avião em que estavam literalmente pousou com a cauda na pista. O incidente ocorreu no Aeroporto La Nubia, na cidade de Manizales, interior da Colômbia e tudo foi gravado pela câmera de segurança do pequeno aeroporto.

ATR 72 da Avianca faz pouso de bunda na Colômbia
Pouso duro do ATR da Avianca na Colômbia foi gravado em vídeo

O ATR 72-600 de matrícula HK-5041 realizava o voo EX4852 de Bogotá para Manizales e era operado para a Avianca pela recém-criada subsidiária Regional Express Américas.

Durante o pouso foram reportados fortes ventos e, na aproximação, o ATR acabou “afundando” e pousando de uma maneira não-estabilizada. Conforme mostram as imagens, o impacto foi tão forte que fez com que a aeronave subisse novamente.

Depois, novamente subiu e pousou “normalmente” encostando o trem de pouso principal, mas ainda sem conseguir estabilizar-se. “Flutuou” mais uma vez, sendo necessário um quarto toque seguido de uma pequena “quicada” para firmar o avião no chão.

Nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido mas a aeronave sofreu danos visíveis na sua fuselagem traseira. A pista também ficou marcada com o primeiro impacto.

Em comunicado a Avianca informou que o voo EX4852 pousou com uma força maior devido a condições meteorológicas desfavoráveis em La Nubia (fortes ventos). Diante disto o comandante aplicou potência para efetuar o pouso seguro e os passageiros desembarcaram sem problemas. Neste momento a aeronave está em revisões técnicas.

Esta matéria contou com informações do periódico La Patria

Danos no ATR da Avianca
Danos no ATR da Avianca
Danos na pista de La Nubia causados pelo ATR da Avianca
Danos na pista de La Nubia causados pelo ATR 72 da Avianca
Dano ATR da Avianca
Outro dano

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos