Em outro sério incidente, avião ATR da PIA Pakistan perde parafuso da roda na pista

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Depois da perda de uma aeronave Airbus A320 no trágico acidente em maio, atualmente sob investigação, e de uma confusão com passageiros no último dia 10 de junho por conta de um problema com a porta de outro A320, mais um sério incidente vem à tona relacionado à PIA Pakistan International Airlines.

Avião ATR 42-500 PIA Pakistan International Airlines
ATR 42-500 da PIA – Imagem: Asuspine [CC]

Na última sexta-feira, 12 de junho, uma aeronave modelo ATR 42-500 da PIA, registrada sob a matrícula AP-BHI, cumpriu o voo de número PK-605 de Islamabad para Gilgit, ambas cidades no Paquistão.

Tudo transcorreu aparentemente bem desde a partida de Islamabad até o pouso e o desembarque dos passageiros em Gilgit, porém, segundo informações do The Aviation Herald, uma inspeção da aeronave após o término do voo revelou um incidente preocupante.

A verificação do ATR 42 revelou que um parafuso de uma das rodas do trem de pouso principal estava ausente, conforme se observa na imagem a seguir.

Roda parafuso perdido ATR 42 PIA Pakistan
A roda sem um dos parafusos – Imagem: avherald

A descoberta do problema na roda da aeronave levou ao acionamento de uma busca pelo parafuso por parte das autoridades do aeroporto de Gilgit, que, felizmente, encontraram a peça. Ela estava na pista principal por onde o ATR havia pousado.

Parafuso perdido roda ATR 42 PIA Pakistan
O parafuso encontrado na pista – Imagem: avherald

Embora possa parecer uma ocorrência de menor importância, vale ressaltar que se trata, na verdade, de um sério incidente. E não por conta do pouso da aeronave por si só, pois ela não perderia sua roda em função de um único parafuso solto.

Na verdade, a perda da peça revela, a princípio, duas preocupações, além de outras que devam surgir e ser analisadas por investigadores.

Uma delas diz respeito à segurança dos parafusos: se este parafuso se soltou, o que aconteceu com ele poderia ter acontecido com os demais parafusos e levado a consequências mais sérias? Ele foi mal fixado? Estava velho e deveria ter sido trocado, mas isso não foi identificado? Falhou por um defeito de fabricação?

A outra preocupação diz respeito à segurança das operações aéreas, afinal, é inaceitável que uma aeronave perca peças. É por isso que existem os programas de manutenção preventiva na aviação, identificando falhas antes que elas ocorram.

Como dito acima, a aeronave de fato não perderia a roda por conta desse parafuso, porém, quais consequências a mais viriam do parafuso solto na pista do aeroporto? Por menor que seja a peça, que danos ela poderia causar se outra aeronave passasse por cima dela? Um estouro de pneu em alta velocidade? O lançamento do parafuso com altíssima energia em direção a um tanque de combustível na asa?

Vale lembrar que muitos acidentes já ocorreram em situações semelhantes, incluindo a fatídica queda do supersônico Concorde na França em julho de 2000, logo após decolar tendo passado por cima de uma peça perdida pelo jato que decolou antes dele.

Perdas de peças são inaceitáveis na aviação, e as causas dessa falha serão avaliadas pela investigação para garantir que não se repitam.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias