ATR revela em vídeo que o 1º avião ATR 72-600F já está pronto

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O mercado regional de carga aérea está prestes a receber um reforço de peso. A fabricante franco-italiana ATR revelou ontem imagens que mostram o primeiro exemplar do novo ATR 72-600 cargueiro pronto, já realizando testes de solo.

ATR 72-600F

Até agora, os operadores de carga contavam apenas com a versão convertida a partir do ATR 72-600 de passageiros. A nova versão 72-600F, entretanto, sairá de fábrica já dedicada ao mercado cargueiro, contando com uma porta de acesso muito mais ampla, além de outras modificações para maior eficiência no transporte de encomendas.

Segundo a fabricante, o ATR 72-600F é o único novo grande cargueiro regional do mercado, e incorpora toda a tecnologia mais recente apresentada na série ATR -600, ao mesmo tempo em que apresenta um design otimizado para operações cargueiras.

“A capacidade exclusiva de transportar dispositivos de carga unitária a granel e padrão da indústria torna o ATR 72-600F uma aeronave altamente versátil. Entrando em serviço em 2020, o ATR 72-600F está definido para se tornar a nova referência na indústria de carga aérea regional”, declara a companhia.

Avião ATR 72-600F interior
Imagem: ATR

A variante possuirá os mais recentes recursos de navegação com base em desempenho (Performance Based Navigation), sistema de visão de voo aprimorado (Enhanced Flight Vision System) e despachabilidade de 99,7%. Seus motores são os turboélices Pratt & Whitney PW127M.

Algumas especificações destacadas pela ATR são as seguintes:

  • Porta de carga dianteira de 2,94 x 1,8 m;
  • Porta de carga articulada na borda superior em substituição à porta de passageiros padrão;
  • Fuselagem sem janelas;
  • Volume interno de 75,5 m³ (2666 ft³);
  • Painéis de piso reforçados para suportar 488 kg/m² (100 lbs/ft²);
  • Forro da cabine com pontos de fixação de rede;
  • Capacidade para Cargo Loading System (CLS);
  • Iluminação LED de última geração;
  • Compartimento de carga Classe E.

Avião ATR 72-600F cockpit
Cockpit do 72-600F – Imagem: ATR

Avião ATR 72-600F
Imagem: ATR

A operadora de lançamento do ATR 72-600F é a norte-americana FedEx Express, maior empresa de carga expressa do mundo, que assinou em 2017 um contrato inicial para 30 pedidos firmes e mais 20 opções de compras.

Com informações oficiais da ATR

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

NTSB dá importante endosso à FAA rumo à certificação do Boeing...

0
Por meio de uma nota, a Agência Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB) disse que as mudanças propostas pela Federal Aviation Administration