Início Aviação Militar

Ao ficar atrás de avião de guerra, vídeo grava homem rolando com a força do jato

Vídeos gravados por diversos ângulos mostram um homem que tomou uma bela rolada no chão ao ficar atrás do potente jato dos motores de um avião russo de guerra, no momento em que o mesmo deu potência para taxiar.

Vídeo Homem Rola jato Su-27 Flanker Bélgica

Filmados na Base Aérea Kleine Brogel, na Bélgica, no último dia 14 de setembro de 2019, os vídeos abaixo mostram um avião russo Su-27 Flanker da Força Aérea Ucraniana atingindo com seus jatos alguns homens, enquanto taxia para decolar durante o Dia do Observador do Sanicole Airshow 2019.

O contratempo, engraçado já que felizmente não deixou ninguém gravemente ferido, foi causado principalmente pela extrema proximidade das equipes de terra à pista de táxi.

Algumas grades que formavam as barreiras da área de espectadores também foram derrubadas pela potência do jato, conforme também pode ser visto nos vídeos. Veja o incidente a seguir, nos vários ângulos.

https://twitter.com/i/status/1185915169785991169

Vale lembrar que outro estranho “incidente”, causado novamente pela proximidade dos espectadores, ocorreu na mesma base aérea no Nordeste da Bélgica no ano passado: durante os Dias da Força Aérea Belga em setembro de 2018, algumas pessoas conseguiram tocar de forma breve um novo F-35A italiano pertencente ao 13º Gruppo (Esquadrão) da Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana) que estava sendo rebocado tão perto da grade que a asa direita se projetava sobre os espectadores.

Um outro incidente que não terminou tão bem assim

A situação do caça Su-27 deste ano lembra um outro incidente semelhante ocorrido em 2001 no RIAT Cottesmore, no Reino Unido, mas com consequências mais sérias.

Alguns fotógrafos estavam em um ponto de observação próximo à cerca do perímetro no lado Nordeste do aeroporto, próximo à cabeceira 23 da pista, um local que fornecia um ponto de vista único sobre os jatos que chegavam e que partiam.

Um grande bombardeiro de guerra modelo B-1B Lancer, preparando-se para sua apresentação, taxiou para o ponto de espera da pista 23, entrou na pista e alinhou para a decolagem. Muitos fotógrafos se reuniam no ponto de observação para obter algumas fotos impressionantes bem de perto.

No entanto, quando o piloto empurrou as manetes de potência até o ponto de combustão máxima, os gases de escape atingiram os observadores reunidos poucos metros atrás do bombardeiro americano.

A onda de calor atingiu os fotógrafos, alguns dos quais mal conseguiram escapar do forte jato. Alguns terminaram com queimaduras, outros com cortes e contusões leves, e outros simplesmente chocados. Veja o vídeo desse famoso incidente: