Áudio mostra que avião quase pousou sobre outro na taxiway ao errar aproximação

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma sequência de áudios da comunicação entre a Torre de Controle e dois aviões revela que um deles esteve a poucos instantes de pousar sobre outro em um grave incidente na fase de aproximação.

A gravação, que você poderá ouvir nesta matéria, foi divulgada pelo canal VASAviation, bastante conhecido por apresentar as comunicações de muitos acidentes e incidentes, permitindo uma interessante experiência de avaliação da sequência dos fatos e aprendizado com a situação.

Embora não haja um detalhamento sobre a data da ocorrência, a divulgação pelo canal aconteceu no último dia 16 de dezembro. O local foi o Mesa Falcon Filed, um aeroporto localizado em Maricopa County, Arizona, nos Estados Unidos.

Mesa Falcon Field – Imagem: FlightRadar24 / Google Maps

Segundo a gravação, a aeronave que estava em solo era o Cessna 162 Skycatcher registrado sob a matrícula N5204R, enquanto a aeronave em aproximação era o Beechcraft A36 Bonanza de matrícula N6146M.

Avião Cessna 162 Skycatcher
Cessna 162, igual ao do incidente – Imagem: FlugKerl2 / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Avião Beechcraft Bonanza A36
Bonanza A36, igual ao do incidente – Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Torre autoriza o Bonanza a pousar pela cabeceira 22L do Falcon Filed seguindo e observando o tráfego que pousava antes dele, um Diamond. O piloto então confirma as informações e o contato visual com a outra aeronave em voo.

Cerca de dois minutos depois, quando o Bonanza já estava na final de sua aproximação para pouso, o piloto do Cessna 162 na taxiway alerta com certa preocupação que o Bonanza estava alinhado com a taxiway ao invés da pista: “Ele está vindo na taxiway! Na taxiway!”

O controlador de tráfego aéreo na Torre apenas questiona “O quê?”, e logo depois o piloto do Bonanza responde que cometeu o erro, informa que está arremetendo e pede desculpas pelo engano.

Pouco depois, o controlador questiona: “Me dê uma…o que aconteceu ali?”

O piloto então justifica: “O Sol começou a me atingir quando eu alinhei para o pouso. Eu vi a taxiway mais aluminada do que a pista, por causa do reflexo. Eu percebi quando eu vi pessoas na taxiway e então eu arremeti.”

Pouco depois, o piloto do Cessna 162, que estava na taxiway aguardando para entrar na pista 22L e decolar, informa para a Torre: “Torre de Falcon, eu estou aqui aguardando na 22L para a decolagem. Eu gostaria de apenas taxiar e ir para o pátio. Ele esteve a 15 pés (4,5 metros) acima de mim. Minhas mãos estão tremendo”.

Acompanhe toda a sequência das mensagens no vídeo a seguir (ele está em inglês, mas você pode utilizar as configurações para adicionar as legendas e para selecionar a tradução automática delas para o português).

.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Restaurantes do aeroporto do Galeão terão entrega de comida pelo IFood

0
O RIOgaleão fechou uma parceria com o aplicativo iFood, dando início à primeira operação de delivery em um aeroporto brasileiro.