Início Acidentes e Incidentes Áudio mostra que avião quase pousou sobre outro na taxiway ao errar...

Áudio mostra que avião quase pousou sobre outro na taxiway ao errar aproximação

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma sequência de áudios da comunicação entre a Torre de Controle e dois aviões revela que um deles esteve a poucos instantes de pousar sobre outro em um grave incidente na fase de aproximação.

A gravação, que você poderá ouvir nesta matéria, foi divulgada pelo canal VASAviation, bastante conhecido por apresentar as comunicações de muitos acidentes e incidentes, permitindo uma interessante experiência de avaliação da sequência dos fatos e aprendizado com a situação.

Embora não haja um detalhamento sobre a data da ocorrência, a divulgação pelo canal aconteceu no último dia 16 de dezembro. O local foi o Mesa Falcon Filed, um aeroporto localizado em Maricopa County, Arizona, nos Estados Unidos.

Mesa Falcon Field – Imagem: FlightRadar24 / Google Maps

Segundo a gravação, a aeronave que estava em solo era o Cessna 162 Skycatcher registrado sob a matrícula N5204R, enquanto a aeronave em aproximação era o Beechcraft A36 Bonanza de matrícula N6146M.

Cessna 162, igual ao do incidente – Imagem: FlugKerl2 / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Bonanza A36, igual ao do incidente – Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Torre autoriza o Bonanza a pousar pela cabeceira 22L do Falcon Filed seguindo e observando o tráfego que pousava antes dele, um Diamond. O piloto então confirma as informações e o contato visual com a outra aeronave em voo.

Cerca de dois minutos depois, quando o Bonanza já estava na final de sua aproximação para pouso, o piloto do Cessna 162 na taxiway alerta com certa preocupação que o Bonanza estava alinhado com a taxiway ao invés da pista: “Ele está vindo na taxiway! Na taxiway!”

O controlador de tráfego aéreo na Torre apenas questiona “O quê?”, e logo depois o piloto do Bonanza responde que cometeu o erro, informa que está arremetendo e pede desculpas pelo engano.

Pouco depois, o controlador questiona: “Me dê uma…o que aconteceu ali?”

O piloto então justifica: “O Sol começou a me atingir quando eu alinhei para o pouso. Eu vi a taxiway mais aluminada do que a pista, por causa do reflexo. Eu percebi quando eu vi pessoas na taxiway e então eu arremeti.”

Pouco depois, o piloto do Cessna 162, que estava na taxiway aguardando para entrar na pista 22L e decolar, informa para a Torre: “Torre de Falcon, eu estou aqui aguardando na 22L para a decolagem. Eu gostaria de apenas taxiar e ir para o pátio. Ele esteve a 15 pés (4,5 metros) acima de mim. Minhas mãos estão tremendo”.

Acompanhe toda a sequência das mensagens no vídeo a seguir (ele está em inglês, mas você pode utilizar as configurações para adicionar as legendas e para selecionar a tradução automática delas para o português).

.

Sair da versão mobile