Aumento expressivo no movimento de cargas no Porto Alegre Airport em março

Imagem: Fraport Brasil

A Fraport Brasil – Porto Alegre, administradora do Porto Alegre Airport desde janeiro de 2018, anuncia hoje que o mês de março de 2021 registrou expressivo aumento no volume de movimentação de cargas internacionais (importação e exportação) no TECA Internacional (Terminal de Cargas) do aeroporto gaúcho.

O TECA Internacional processou mais de 1,1 mil tonelada em mercadorias, transportadas nos modais aéreo e rodoviário, volume não alcançado desde novembro de 2019. No período, a importação conquistou seu segundo melhor resultado histórico, com 609 toneladas. Já as exportações atingiram sua maior marca desde o início das operações da Fraport Brasil – Porto Alegre: 2.984 processos, um recorde para a Empresa.

O incremento do valor movimentado CIF (Cost, Insurance and Freight – ou custo, seguro e frete em português) das mercadorias foi de 94% em relação ao mesmo período do ano anterior: um recorde histórico. Em 2020 atingiu a marca de mais de R$ 1,7 bilhão, e para 2021 já projeta R$ 2,6 bilhões em mercadorias importadas.

Dentre os segmentos que utilizam a estrutura do complexo, o automotivo, o de ferramentas e o médico hospitalar foram os que mais importaram produtos e insumos, enquanto as indústrias de couro e de máquinas e equipamentos foram líderes de exportação.

O expressivo crescimento foi motivado por um conjunto de fatores: a agilidade no desembaraço das mercadorias – com 78% das cargas liberadas até o segundo período de armazenagem (até cinco dias úteis), a inexistência de registros de avarias nas operações de cargas, a frequência semanal de um cargueiro 767-300 oriundo da América do Norte, outras opções de voos e modais de transporte, e ações comerciais junto aos clientes.

Além disso, por acreditar no potencial econômico e na possibilidade de crescimento do modal aéreo para a logística do estado, a Fraport Brasil – Porto Alegre está trabalhando na construção de um novo Terminal de Cargas Internacional. Com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, o complexo logístico terá capacidade de processamento quase três vezes maior que a atual, em uma área de 10.559 m².

Projeto do novo TECA do Porto Alegre Airport – Imagem: Fraport Brasil

O novo TECA, além de oferecer mais conforto e agilidade aos clientes, oferecerá também amplos espaços para escritórios locáveis, salas de reuniões e treinamentos, 587 vagas de estacionamento, 17 docas, 10 espaços para espera dos caminhões, 300 m² para mercadorias perigosas e 400 m² de para cargas climatizadas.

Todos estes fatores convergem para um crescimento bastante promissor, com uma excelente opção de escoamento dos produtos da indústria local, com agilidade e eficiência.

Informações da Fraport Brasil

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias