Aviação europeia quer fim de quarentenas em viagens aéreas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Faltando menos de 90 dias para o final do ano, os órgãos que representam as companhias aéreas na Europa intensificaram seu apelo para substituir as medidas de quarentena pela testagem de passageiros antes do embarque.

Imagem: Dylan Agbagni (CC0) from Bordeaux, France / CC0

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) vem reforçando que a medida de substituir a quarentena pela testagem antes do embarque forneceria muito mais segurança e capacidade para os viajantes internos do continente planejarem reuniões familiares ou férias de fim de ano. Também serviria como uma esperança para milhões de trabalhadores nos setores de viagens e turismo cujos empregos continuam em risco.

Em uma carta enviada à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em 17 de setembro, os órgãos de aviação ACI EUROPE, companhias aéreas para a Europa (A4E) e IATA apresentaram um quadro de como o protocolo de teste para viagens (EU-TPT)  poderia funcionar.

Cartas também foram enviadas aos Chefes de Estado da Europa, e a todos os Ministros da Saúde dos países do continente. Nelas, as associações da indústria aérea expuseram a sua proposta para testagem de passageiros antes da partida, e descreveram a situação atual de quarentena como “insustentáveis”.

Dados da indústria de aviação confirmam o agravamento da situação do setor aéreo na Europa. Os números da IATA mostram que o tráfego aéreo na região diminuiu 66,3% em 2020, até o momento. Os dados mais recentes da ACI EUROPE revelam que, em 27 de setembro, o tráfego de passageiros na União Europeia ainda caía 78%.

Nova pesquisa divulgada pelo Air Transport Action Group (ATAG), sobre o impacto das restrições da Covid-19, sugere que o colapso do tráfego aéreo poderia resultar em uma queda de 52% nos empregos do setor de aviação na Europa, o que equivale à perda de cerca de 7 milhões de vagas.

Quase € 450 bilhões em atividades econômicas serão perdidos nesta situação, portanto, uma ação urgente é necessária para evitar uma catástrofe econômica e de emprego ainda maior.

“Precisamos aprender a conviver – e viajar – com o vírus”, diz a carta. “Restabelecer a livre circulação de pessoas e a conectividade aérea em nosso continente de forma segura deve ser uma prioridade”.

Com muitos europeus se perguntando se conseguirão se reunir com suas famílias e entes queridos nas férias, o protocolo de teste proposto permitiria que isso acontecesse de uma forma segura e controlada.

As associações reiteram os seus apelos para que a Comissão e os Estados-Membros deem prioridade ao desenvolvimento e implementação do Protocolo Europeu de Ensaios para o sistema de viagens.

A carta destaca a perspectiva de piora contínua para a demanda de passageiros, juntamente com reservas terrivelmente baixas para a temporada de inverno – queda de 80% em relação a 2019.

O planejamento e a segurança trazida por um protocolo de testagem comum daria aos países europeus uma maneira eficaz de reduzir a transmissão nas comunidades durante viagens aéreas, estimulando a economia.

A estrutura proposta é baseada em dois princípios:

  • As quarentenas devem ser substituídas por testagem dos passageiros antes da partida, com base em um protocolo de testes da União Europeia para viagens. A pesquisa de opinião pública estabeleceu que 65% dos viajantes entrevistados concordam que a quarentena não deve ser exigida para passageiros com teste negativo para Covid-19.
  • As restrições de viagens devem ser coordenadas e baseadas em avaliações de risco comuns. Isto apoia os critérios de avaliação de risco e o sistema comum de codificação de cores / mapeamento de áreas de risco já proposto pela Comissão Europeia, mas que ainda não foi aprovado e totalmente implementado pelos Estados da UE.

Ao concluir suas recomendações, ACI EUROPE, A4E e IATA declaram sua posição de que a adoção pelos Estados europeus de um protocolo de teste comum reduziria ainda mais os riscos de transmissão, restauraria a confiança entre o público que viaja e protegeria os meios de subsistência, permitindo que os setores de viagens e turismo comecem sua recuperação.

Informações da IATA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Voepass recebe notificação do Procon por embarque cancelado e suposto overbooking

0
A notificação foi feita após passageiros denunciarem ao Procon que foram surpreendidos com o cancelamento de voos e falta de assistência.