Avianca Brasil mira Londres e México para 2018

A Avianca Brasil iniciou na última sexta voos para Nova Iorque, seu quarto destino internacional após Bogotá, Santiago do Chile e Miami. Mas o quinto e sexto destinos já estão definidos: Londres e Cidade do México.




O presidente do Synergy Group, Germán Efromovich, vinha afirmando nas entrevistas ao longo do ano a possibilidade de anunciar um novo destino internacional até o final de 2017. Já na cerimônia antes do voo inaugural para Nova Iorque, seu irmão e Chairman da Avianca Brasil, José Efromovich, deixou a entender que seria na Europa.

Agora, fontes ligadas ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, afirmam que existiram conversas entre a empresa brasileira e a administradora do aeroporto, inclusive para solicitação de slots. Concomitantemente com Londres, a  possível compra da mexicana Aeromar criando a Avianca México deu força a uma operação para a Cidade do México. A cidade juntamente com Bogotá poderá servir como um hub de conexões para destinos na América Central, Caribe e Estados Unidos.

Além disso, com o início da terceira frequência diária entre São Paulo e Bogotá pela irmã colombiana, a divisão brasileira demonstrou a estratégia de diversificar possibilidades de conexão e de poder atender a demanda doméstica mexicana, que detém os maiores números de movimentação de passageiros da América Latina em seu principal aeroporto.

Os voos devem decolar do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos a partir de Março de 2018, com início de venda de passagens muito próximo de ser anunciado oficialmente pela companhia brasileira.

Atualmente as rotas entre as cidades e o GRU Airport são feitas por companhias das alianças Skyteam e da oneworld. A entrada da Avianca Brasil representa um avanço e forte presença da Star Alliance frente às concorrentes, além de um crescimento doméstico e internacional agressivo observado desde 2014.

Joint Business da LATAM e British beneficiaria Avianca

Rumores anteriores apontavam que Amsterdã também poderia ser a cidade europeia escolhida pela Avianca Brasil, mas Londres sempre despontou como destino favorito. É uma das cidades prediletas dos brasileiros, e teria a favor o uso do slot da concorrente British Airways no Heathrow.

A concessão do slot da British para a concorrente é uma das condições do acordo de joint-venture firmado entre a Britsh Airways e Iberia (Grupo IAG) juntamente com o grupo LATAM, para venda de passagens, combinações de horários e tarifas entre a Europa e a América do Sul. Este acordo está em processo de aprovação pelas autoridades dos países envolvidos, que são muitos, já que são dois grandes grupos com bases em diferentes países de seus respectivos continentes.

O slot seria para uso de uma companhia concorrente em alguma rota partindo de Londres para a América do Sul. Desta maneira a Avianca Brasil pode levar o seu passageiro para o principal aeroporto britânico e um dos principais hubs de conexão na europa.

Contactamos a Avianca Brasil sobre o fato, mas ainda não obtivemos resposta. Esta matéria será atualizada assim que surgirem mais informações.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.